Artigos

A função do leitor

O leitor é um membro da comunidade a quem foi confiado o serviço de aprofundar e detectar o dinamismo, o mistério e a força da Palavra de Deus, para poder proclamá-la na assembleia litúrgica.
O leitor cristão deve se sentir responsável pela palavra que proclama na assembleia, para a edificação da comunicação. O serviço comunitário de leitor na celebração tem uma importância particular, em virtude da própria realidade da palavra.
O leitor como “Homem da Palavra” imprime vida a palavra escrita na Bíblia, afim de que possa ser escutada e acolhida pela assembleia como Palavra de Deus. Sua missão é tornar presente Jesus Cristo, ser profeta, pregador e anunciar a Boa Nova aos irmãos e irmãs que escutam e louvam o Pai. É Cristo vivo que pela voz do leitor que convida os ouvintes a viver o memorial de sua vida, morte e ressurreição com vistas à conversão e a salvação.
É necessário um bom desempenho do ministério de leitor. A instrução Bíblica deve ter como objetivo capacitar os leitores a perceber o sentimento das leituras em seu próprio contexto e a entender a luz da fé, o núcleo central da mensagem revelada.
Além disso, tem a preparação técnica que tem como objetivo fazer com que os leitores fiquem cada dia mais aptos para ler diante do povo, seja de viva-voz, ou com a ajuda dos modernos instrumentos.

“É inconcebível uma proclamação da Palavra de Deus sem entusiasmo, autoconsciência ou uma convicção que proceda do coração.”





 

 

AddThis Social Bookmark Button

leitores

 


 «A Tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos» (Sal 119). Conheça os Leitores que proclamam a Palavra de Deus.


AddThis Social Bookmark Button