1. Luzia de Araújo Oliveira Quesado.
  2. Maria de Lurdes Fernandes Moreira Ramos.
  3. Rosa Cândida da Silva Paço Branco.
  4. Aida Pereira Pinto.
  5. Maria da Graça Amorim Mesquita.
  6. Isabel Oliveira.
  7. Maria Irene Figueiras de Barros.
  8. Ermita Pires Viana Reis.
  9. Ana Rosa Sousa Martins.
  10. Rosa Maia de Oliveira.
  11. Mariana Pereira Lima.
  12. Maria Adélia Pedrosa.
  13. Maria da Graça Gonçalves.
  14. Maria Odete de Abreu Ramos.
  15. Glória Maria Pequito Lopes Freixo Pereira.

Zeladoras da Igreja Paroquial

As Zeladoras são responsáveis pela decoração floral dos altares da Igreja Paroquial de Santa Maria de Carreço.
“É necessário que, em tudo quanto tenha a ver com a Eucaristia, haja gosto pela beleza. Dever-se-á ter respeito e cuidado também pelos paramentos, as alfaias, os vasos sagrados, para que, interligados de forma orgânica e ordenada, alimentem o enlevo pelo mistério de Deus, manifestem a unidade da fé e reforcem a devoção”

(Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 41).

Com o seu serviço humilde e simples as zeladoras dão um contributo, para que:
na Liturgia, brilhe a beleza do mistério pascal, pelo qual o próprio Cristo nos atrai a Si e chama à comunhão.
Em Jesus, contemplamos a beleza e o esplendor das origens. Referimo-nos aqui a este atributo da beleza, vista não enquanto mero esteticismo, mas como modalidade com que a verdade do amor de Deus em Cristo nos alcança, fascina e arrebata, fazendo-nos sair de nós mesmos e atraindo-nos assim para a nossa verdadeira vocação: o amor. A beleza da liturgia pertence a este mistério;
É expressão excelsa da glória de Deus e, de certa forma, constitui o céu que desce à terra.
A beleza não é um factor decorativo da acção litúrgica, mas seu elemento constitutivo, enquanto atributo do próprio Deus e da sua revelação.
Tudo isto nos há-de tornar conscientes da atenção que se deve prestar à acção litúrgica para que brilhe segundo a sua própria natureza

(Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 35).

zeladoras

As Zeladoras zelam pela limpeza e embelezamento da Igreja e dos seus diversos altares. Saiba quem são e o que fazem.