Cursilhos e outras actividades 2015

- De 04 a 07 de Março - 70º CC - Senhoras
- De 29 de Abril a 02 de Maio - 74º CC - Homens
- De 03 a 06 de  Junho - 71º CC - Senhoras
 Noite de Intendência Colectiva:
- 29 de Janeiro: No Centro de Ultreias
- 05 de Março: No Centro de Ultreias
- 30 de Abril: No Centro de Ultreias
- 04 de Junho: No Centro de Ultreias
 Escolas de Dirigentes:
- 05 e 19 de Janeiro, 21h15, Centro Paulo VI
- 02 e 16 de Fevereiro, 21h15, Centro Paulo VI
- 02 e 16 de Março, 21h15, Centro Paulo VI
- 13 de Abril, 21h15, Centro Paulo VI
- 04 e 18 de Maio, 21h15, Centro Paulo VI
 Aniversários:
- 31 de Janeiro: 68º CC - Senhoras
- 07 de Março: 71º CC - Homens
- 02 de Maio: 69º - Senhoras
- 06 de Junho: 72º CC - Homens
 Formação de dirigentes:
- 26 de Janeiro
- 25 de Fevereiro
- 23 de Março
- 27 de Abril
 Dia da Conversão de São Paulo:
- 25 de Janeiro
 17º Cursilho de Cursilhos:
- 23 a 25 de Janeiro em Fátima
Ultreia Diocesana:
- 21 de Julho: Barral, Paróquia de São João Baptista de Vila Chã Arciprestado de Ponte da Barca

Sobre o M.C.C.

O que é?

Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento da Igreja Católica, criado por leigos e orientado para leigos. Desde o seu nascimento, em 1944, na Ilha de Palma de Maiorca (Espanha), mostrou-se sempre fiel aos ensinamentos do Magistério. Rapidamente foi reconhecido como fruto da acção do Espírito Santo, em virtude dos bons resultados que se operaram nas pessoas que participaram logo nos primeiros Cursilhos. Desde essa altura para cá, os Cursilhos espalharam-se entusiasticamente por todo o mundo.

Qual a duração de um Cursilho de Cristandade?

Tem a duração de três dias (e mais um pouco), mas deve (de outro modo) prolongar-se pela vida fora, o chamado «4º dia». Em todas as Dioceses de Portugal existe o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, havendo, em média, 4 cursos por ano pastoral: dois de homens e dois de senhoras.

Qual é o seu objectivo?

Os Cursilhos de Cristandade têm por objectivo, através dum método próprio, proporcionar a vivência e a convivência do fundamental cristão, através de pessoas seleccionadas previamente, em virtude da sua influência nos ambientes da vida, para divulgar, consciencializar e testemunhar os valores do Evangelho e o rosto de Cristo.

A quem se dirige um Cursilho de Cristandade?

Se você é católico consciente e quer ajudar a sua Igreja, mas há tanta coisa que você não aceita ou não entende. Se há tanta coisa que você gostaria de mudar. Ou ainda, se você está tão afastado(a) da Igreja que já nem se incomoda com o que ela diz ou faz. Às vezes está numa roda de amigos e engrossa o coro daqueles que acham a Igreja atrasada, desactualizada... Se você anda mais ou menos assim, experimente fazer o Cursilho: você vai surpreender-se com o que vai descobrir. Mas se você já é um católico praticante, ligado à sua paróquia ou a um dos movimentos pastorais da Igreja, saiba que o Cursilho só vai enriquecer a sua visão. São homens e mulheres que lideram grande parte das actividades dos leigos... São gente como você, que um dia ouviram e responderam ao chamamento: «Cristo conta contigo»...

O que fazer para participar num Cursilho de Cristandade?

Venha você também fazer parte desta grande família! Contacte com o seu Pároco ou com o Delegado do Movimento em Carreço; ou então com alguém que o tivesse já feito, tratando eles da sua inscrição.

M.C.C.

mcc vila franca

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade é um Movimento da Igreja que pretende fermentar os ambientes de vivência cristã.