Artigos

Cáritas é Amor: Semana Nacional Cáritas

Caritas e_amor_2020Por ser uma actividade integrada no Tempo Quaresmal, a Semana Nacional Cáritas não tem uma data fixa. Acontece todos os anos, na semana que antecede o Dia Cáritas, insistido pela Conferência Episcopal Portuguesa no 3º Domingo da Quaresma.

Em 2020 será de 08 a 15 de Março e terá com o tema “Cáritas é Amor”. Durante esta semana as diferentes Cáritas Diocesanas que compõem a Rede Nacional Cáritas promoveram momento de envolvimento público e de animação local. A nível nacional o destaque é, naturalmente, para o peditório público, entre os dias 12 e 15 de Março. 

Este é um momento que a Cáritas privilegia não apenas pela sua dimensão de angariação de verbas, que se destinam à ação local de todas as Cáritas Diocesanas, mas por ser uma oportunidade de contacto directo com a população, com aqueles que apoiam a missão da Cáritas e, também, em muitas situações, com aqueles que são beneficiários da acção da Cáritas em Portugal.

No ano de 2019 a Rede Nacional Cáritas registou o atendimento a perto de 100 mil pessoas. Estes são números que representam uma leitura da sociedade portuguesa que nos continua a dizer que há um número demasiado elevado de pessoas que necessitam de apoio da sociedade civil para poderem responder às necessidades básicas de sobrevivência e de dignidade humana. Contudo, não se pode deixar de registar uma diminuição face ao ano de 2018, o que para a Cáritas representa também um olhar de esperança e de realização face ao trabalho que é realizado durante todo o ano com o apoio de muitos profissionais, voluntários e, principalmente, de todos os que nos apoio para a concretização de uma missão que é diária.

O apelo que faço foi também formulado naquele Dia Mundial da Paz: «Sintamo-nos responsáveis pela sociedade em que vivemos e participemos em reflexões de aprofundamento que levem a atitudes, segundo princípios e valores de defesa do bem comum. Os cristãos devem estar na linha da frente, no interesse pelo bem da sociedade em que vivem». Porque “Cáritas é amor” e o amor é criativo, é desejável que a semana Cáritas seja uma oportunidade para crescer em reflexão e acção.” {D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana}

AddThis Social Bookmark Button

2020

Juiz: Manuel Luis da Silva Enes Azevedo

Tesoureiro: Daniel Agostinho Fontainhas

Juíza: Celestina Oliveira Barros

Zeladora: Maria Manuela Ceiro Barros

Mordomas

Juliana Cristina Ramos Fernandes; Marta Martins; Rita Sampaio Pereira; Clara Sampaio Pereira; Mariana Azevedo; Catarina Domingues; Diana Pita da Cunha Reis; Marina Amaro Salgueiro; Beatriz Barros; Inês Fonseca; Mariana Sousa; Maria Pinto; Maria Gomes; Margarida Araújo Souto; Beatriz Oliveira; Inês Ribeiro.

Mordomos:

Diogo Guimarães; Ruben Barbosa São João; João Pedro Araújo Souto; Vítor Miguel Ramos Corucho; Alexandre Enes; João Viana; André Esteves.

AddThis Social Bookmark Button

Seminário diocesano divulga vídeo vocacional

 

O Seminário Diocesano de Viana do Castelo divulgou um vídeo vocacional, no contexto da Semana dos Seminários 2019, onde um jovem que peregrina sozinho é interpelado a conhecer esta casa de formação.

“Sair: Posso arriscar?; Perguntar: Para onde vou? Decisão: O que posso chegar a ser?”, são perguntas que o Seminário Diocesano de Viana do Castelo faz e ajuda a responder no novo vídeo.

No vídeo, publicado no YouTube, um jovem que peregrina sozinho encontra quatro rapazes que o interpelam e vai para o Seminário, neste contexto, fica-se a conhecer alguns espaços desta casa de formação, como o quarto, a capela onde vão rezar e a sala de convívio onde veem televisão.

Para a primeira pergunta – “Posso arriscar?” – foi usado um excerto da homilia do Papa Francisco aos jovens na vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude na Polónia, onde desafiou a sair do “sofá” e a evitar a “paralisia silenciosa”.

Na vida, porém, há outra paralisia ainda mais perigosa e difícil, muitas vezes, de identificar e que nos custa muito reconhecer. Gosto de a chamar a paralisia que brota quando se confunde a felicidade com um sofá/kanapa”, disse o Papa no dia 30 de Julho no Campus Misericordiae.

Cristo não pensa apenas naquilo que tu és, mas naquilo que poderás chegar a seré o lema da Semana dos Seminários 2019, e foi inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).

É oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários Seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos Seminários”, escreveu D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, na mensagem para esta semana.

Para animar e celebrar este período específico foram publicados diversos subsídios, preparados pela Diocese de Aveiro, que incluem cartaz e um hino, um guião, uma pagela de oração, os mistérios do terço, a sugestão de uma vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas e atividades dedicadas à infância, para os adolescentes e para os jovens.

Ver vídeo em: galeria de vídeos | Vídeos de eventos

Viana do Castelo, 11 Nov 2019 (Ecclesia)

AddThis Social Bookmark Button

Festas em Honra a São Pedro | 2019

Capela de_Sso_PedroNos dias 05, 06 e 07 de Julho de 2019, realizar-se-á a tradicional festividade em Honra de São Pedro, {primeiro Bispo de Roma e, por isso, o seu primeiro Papa}, que se venera na sua Capela, sita no lugar de Troviscoso, desta Paróquia de Santa Maria de Carreço, Arciprestado de Viana do Castelo.

A Comissão de festas é constituída por:

Presidente: José Augusto Martins Pinto

Tesoureira: Juliana Vieira Moreira Amorim

Zeladora: Conceição de Fátima Pedrosa Amorim

Mordomas e Mordomos:

Todos aqueles e aquelas que queiram servir por devoção, em particular, os/as residentes no lugar de Troviscoso.

Do programa consta:

Dia 05 de Julho, Sexta-feira:

- 20h00: Abertura da tasquinha, onde haverá orelheira, moelas, bolinhos de bacalhau, canja de galinha, aletria, etc.

- 21h00: Actuação do Grupo de Concertinas “Amigos da Concertina” de Vila Fria, Viana do Castelo.

Dia 06 de Julho, sábado:

- 08h00: Alvorada festiva com música gravada.

- 19h00: Abertura da tasquinha, onde haverá sardinha assada, barriguinhas, fêveras, caldo verde, arroz doce, etc.

- 20h00: Celebração Eucarística vespertina do XIV Domingo do Tempo Comum.

- 22h00: Arraial Minhoto de São Pedro.

          : Actuação do Grupo Musical Novo Ritmo.

- 00h00: Sessão de fogo-de-artifício.

Dia 07 de Julho, domingo.

09h00: 2ª alvorada festiva com música gravada.

11h30: Celebração Eucarística Solene e Sermão, em Honra do Apóstolo e mártir São Pedro.

14h30: Entrada no recinto das festas do Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço.

15h00: Apresentação de cumprimentos à Exm.ª Juíza da festividade.

          : Desfile da Comissão, Mordomia e do Grupo de Bombos até à Capela.

16h00: Solene Procissão em Honra a São Pedro.

17h00: Leilão de oferendas.

20h00: Romagem da Mordomia, agradecimento da Comissão de Festas ao Apóstolo e mártir São Pedro e encerramento das festas 2019.

AddThis Social Bookmark Button

19 | 2018 - Eva Pinto Pedrosa

EvaTornou-se discípula de Cristo pelo Sacramento do Baptismo no dia 15 de Dezembro de 2018, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Carreço, Arciprestado de Viana do Castelo, Eva Pinto Pedrosa, nascida a 02 de Fevereiro de 2018 na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Viana do Castelo, filha de Márcio Miguel Ferreira Pedrosa e de Elisabete Maria Igreja Pinto, casados catolicamente, residentes na Rua do Solha, nº 127, freguesia de Carreço {lugar de Montedor}, concelho de Viana do Castelo.

Foram padrinhos Rui André Pereira Vilela, solteiro e Susana Maria Quesado Soares, solteira.

Foi celebrante o Padre Domingos Lourenço Vieira.

AddThis Social Bookmark Button