Nossa Senhora da Graça

senhoragracaA Padroeira de Carreço é Santa Maria, designada de  Nossa Senhora da Graça enquanto medianeira de todas as Graças.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça é celebrada no dia 15 de Agosto (Assunção de Nossa Senhora) de cada ano.

Padroeira

padroeira carreco

É grande a devoção das gentes de Carreço à sua Padroeira, Nossa Senhora da Graça. A ela se canta: «reparti connosco do bem que trouxeste».

Hino a Nossa Senhora da Graça

As primeiras quadras (no total são nove) deste Hino são as seguintes:

Livrai-me de todo o mal

Assim como foste livre

Do pecado original.

Desejo sempre agradar-vos

E que seja o meu desvêlo

Unicamente imitar-vos.

Refrão:

Senhora da Graça

Que do mar vieste

Reparti connosco

Do bem que trouxeste.

Virgem pura, mãe amável

Fazei-me que sempre seja

A vosso Filho agradável.

IV

Ó Maria suavíssima

Estrela resplandecente

Permiti, não me engane

Aquela infernal serpente.

Lenda da Senhora da Graça

Existem duas versões lendárias acerca da imagem da Senhora da Graça, as quais resumimos aqui (pode lê-las na íntegra na «A Comenda de Santa Maria de Carreço» (1989), Monografia elaborada pelo Dr. Lourenço Fernandes Alves):

A primeira versão diz que a imagem apareceu a boiar no mar entre Carreço e Afife. O povo das duas povoações não se entendia sobre qual o destino a dar à imagem: se ia para a Igreja de Afife, se para a igreja de Carreço. Resolveram fazer o seguinte: a imagem seria conduzida num carro de bois, da beira mar até à estrada velha que ia de Viana para Caminha; aí, o animal mais possante conduziria o rumo da mesma. Os de Afife apresentaram um imponente boi; pelo contrário, os de Carreço arranjaram uma vaca esfomeada. Ao ver tal espectáculo, os de Afife já cantavam vitória. Contudo, o desfecho foi diferente do esperado: a vaca seduziu o seu companheiro boi e arrastou-o atrás de si até Carreço. Assim, a imagem veio para a igreja de Carreço.

A segunda versão diz que estavam uns pescadores ao largo na faina da pesca; mas de repente, apesar do mar calmo, uma enorme onda se levanta ameaçando engolir a frágil embarcação. Mas aquilo foi apenas um momento, a onda passou e deixou-lhes a bordo a imagem da Senhora da Graça.