Sobre a Confraria das Almas

As Confrarias ou Irmandades são Associações de fiéis piedosos, com vestígios antiquíssimos, canonicamente reconhecidas pela autoridade eclesiástica, para o exercício de obras religiosas, as quais têm como objectivo o incremento do culto público, ou a prática da caridade e ajuda recíproca. As confrarias existem em quase todas as paróquias, estão presentes nos funerais e sufragam os irmãos falecidos.
Além de participar nos funerais dos irmãos, manda rezar missas em sufrágio por cada irmão e organiza o Jubileu das Almas no último fim de semana de Novembro.

Como curiosidade histórica, anexam-se o Estatutos desta Irmandade de 1953:

altar das almas

A Irmandade das Almas da Paróquia de Santa Maria de Carreço, é uma Associação de Fiéis que reza ao Pai por todos aqueles que já partiram antes de nós.

Mordomos da Irmandade das Almas

Lugar de Montedor: Graciano Franco da Silva  {Tesoureiro}