2012 - Festa em Honra de Nª Srª da Graça

DIA 06 DE AGOSTO:
12h00 - Hastear da Bandeira e lançamento de morteiros.
DE 06 A 14 DE AGOSTO:
19h30 - Novena preparatória na Igreja Paroquial em Honra de Nossa Senhora da Graça.
DIA 10 DE AGOSTO:
10h00 - Apresentação de cumprimentos ao Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
12h00 - Lançamento de morteiros.
DIA 12 DE AGOSTO:
11h15 - Santa Missa, com a participação do Grupo Coral da Paróquia, pelas intenções dos Emigrantes e todos os que contribuíram com os seus donativos e ofertas, para a realização das festividades em Honra de Nossa Senhora da Graça.
12h30 - Lançamento de morteiros.
DIA 14 DE AGOSTO:
09h00 - Música gravada transmitida pela cabine sonora da Casa Cachada Som de São Romão do Neiva.
12h00 - Lançamento de morteiros.
19h00 - Abertura das tasquinhas, com diversos petiscos e doces regionais.
20h00 - Santa Missa, pela alma dos membros falecidos das antigas Comissões de Festas, Sermão e Procissão de Penitentes.
22h00 - Arraial Minhoto de Nossa Senhora da Graça, com a participação do Grupo Musical " Mingos Ribeiro & Amigos".
00H30 - Sessão de fogo de artifício, pela Pirotecnia Minhota de Ponte de Lima.
DIA 15 DE AGOSTO:
08h00 - Alvorada.
08h45 - Entrada do Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço no adro da Igreja Paroquial.
11h15 - Santa Missa Solene e Sermão em Honra de Nossa Senhora da Graça, com a participação, em conjunto, do Grupo Coral e do Grupo Coral Jovem da Paróquia.
12h30 - Lançamento de morteiros.
15h00 - Apresentação de cumprimentos à Juíza da Festa, desfile da Mordomia e do Grupo de Bombos.
15h30 - Entrada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, no adro da Igreja Paroquial.
16H00 - Majestosa Procissão, acompanhada pela Fanfarra, Andores, Estandartes e Figurados.
17H00 - Leilão de Oferendas.
20H00 - Romagem da Mordomia e agradecimento da Comissão de Festas a Nossa Senhora da Graça.

2013 - Comissão de festas em honra de São Sebastião

Presidente: Luzia de Araújo Oliveira Quesado

Tesoureiro: Joaquim Carlos de Almeida Miguelote Castro

Secretário: Manuel da Silva Alves Leite

Vogal: Glória Maria Pequito Lopes Freixo Pereira

Juíza: Elizabete Mesquita Moreira

LUGAR DE TROVISCOSO
Mordomas: Maria de Lurdes Fernandes Moreira Ramos; Esmeralda Couto da Silva; Daniela Oliveira Ramos; Sara Barbosa Fernandes; Natália Rodrigues; Bruna Arieira Ramos; Ariana Barbosa.

Mordomos: Manuel Alves da Rocha; Serafim Abel Gonçalves Moreira; José Afonso de Morais; Querubim Porfírio Esteves; António Reis Ligeiro; Silvestre Baptista Salgueiro; Hugo Miguel Fernandes Rego.

LUGAR DE CARREÇO
Mordomas: Maria da Graça Amorim Mesquita; Ana Maria da Silva Fernandes; Ana Maria Fernandes Enes Moreno; Aida Pereira Pinto; Carla Alexandra de Sousa Queiroz; Filipa Maria da Silva Ramos; Filipa Videira Barreiros; Daniel Patrícia Viana Rocha; Daniela Ornelas.

Mordomos: António Fernandes Moreira Ramos; Alberto Fernandes Moreira Ramos; José Araújo da Costa; Aníbal Nogueira Panza; Rui Francisco Barbosa Vale; Renato Miguel Fernandes Laginha; André Fernandes Laginha; Manuel Júlio Santos Moreira: Mário Neiva; Ricardo Amorim de Pinho; Daniel da Costa Esteves Braga; João Nuno Amorim de Pinho.

LUGAR DE MONTEDOR
Mordomas: Yvette Ramos; Natividade Ramos Salgueiro; Melissa de Sá Vieitas; Beatriz Traila Pires; Andreia Alexandra Pinto Ramos Fontainhas; Raquel Maciel Fontainhas; Iolanda Maciel Fontainhas; Juliana Ramos Fernandes; Ana Cláudia Ramos Fernandes; Carina Vanessa Leite Miguelote; Mariana Alves; Maria Samuel Cruz; Patrícia Ramos.

Mordomos: Domingos Rios Gonçalves Ramos; Eugénio Laginha Fontainhas; Luís Franco Moreira; Graciano Franco da Silva; Nélson Filipe Enes Bamba; Pedro Fernandes; Bruno Alexandre Traila Pires; Ricardo de Sá Vieitas; Raul Ramos Fernandes Barreiros; Élio Silva Moreira; Francisco Manuel Carvalho Oliveira Marinho.

LUGAR DE PAÇÔ
Mordomas: Isabel Oliveira; Maria Irene Figueiras de Barros; Bruna Lage; Sofia Lima Lage; Ema Lima Lage; Diana Pita da Cunha Reis; Rita Sampaio Pereira; Clara Sampaio Pereira.

Mordomos: Joaquim Palma Afonso; Adelino Figueiras de Barros; Alfredo Souto; Ramiro Moreira de Araújo; Diogo Oliveira Guimarães; Filipe Ribeiro; Simão Pedro Gomes Eusébio da Costa.

E todos aqueles que queiram servir por devoção.

Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça

São as festas maiores e mais brilhantes da freguesia, que se realiza à volta do dia 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora.

A Comissão é formada, normalmente, por um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro, juiza, mordomos casados (dois de cada lugar), mordomos e mordomas solteiros.

Da parte religiosa da Festa consta: a procissão dos penitentes, no dia da véspera da Festa; Missa solene, cantada e com sermão; à tarde é a vez da procissão, que sai da Igreja paroquial com cerca de dez andores, fanfarra, banda de música, numerosos figurantes (não só crianças, mas também adultos); no final do dia temos a romagem da mordomia, que dá três voltas em redor do templo, acompanhados da banda de música, entrando depois mordomos e festeiros na igreja para agradecer a Nossa Senhora da Graça as mercês que Ela lhes conseguiu na execução do programa.

Veja algumas fotografias desta Festa:

Nossa Senhora da Graça

Sobre Nossa Senhora da Graça pode ler aqui.

Dia 06 de Agosto

12h00: Hastear da Bandeira com lançamento de morteiros.

De 06 a 14 de Agosto

17h00: Novena preparatória na Igreja Paroquial em Honra de Nossa Senhora da Graça.

nossa senhora da graa

Festa em Honra da Padroeira da Paróquia de Carreço, Santa Maria, sob a designação de Nossa Senhora da Graça, enquanto medianeira de todas as Graças, Arciprestado de Viana do Castelo, celebra-se nos dias 14 e 15 de Agosto de cada ano.