Artigos

Sobre os Convívios Fraternos

O que é um Convívio Fraterno?

Um Convívio Fraterno é um encontro de jovens, onde cada um vive uma experiência única e muito pessoal consigo, com Deus e com os outros, num renovar de uma chama que nos guiará na nossa caminhada de fé.

A quem se dirige um Convívio Fraterno?

O Convívio Fraterno destina-se a jovens de ambos os sexos, solteiros e com 18 anos ou mais. Deverão ser jovens com uma iniciação feita na paróquia, alguma inquietação religiosa e preparados para viver três dias diferentes.

Qual a duração de um Convívio Fraterno?

O convívio fraterno dura 3 dias sem interrupção, e prolonga-se numa caminhada de “4° dia”, num convite eterno de Cristo, dinamizado nas paróquias.

O que se faz num Convívio Fraterno?

Cada dia possui uma temática própria:

1° Dia: o encontro comigo mesmo;
2° Dia: o encontro com Deus;
3° Dia: o encontro com o próximo.

De resto, a coisa mais importante para o seu bom funcionamento é o factor surpresa ... mas podemos ainda adiantar que é um encontro feito de jovens, para jovens.

Qual o objectivo de um Convívio Fraterno?

O Movimento possui estatutos próprios. Mas o verdadeiro objectivo é proporcionar, aos jovens, uma forte experiência com Deus e com a Igreja, ajudando-os a fortalecerem na fé.

Participar num Convívio Fraterno. O que fazer?

Em primeiro lugar terás de dar a conhecer a tua vontade ao pároco. Depois este saberá tudo o que é necessário para a tua inscrição, ou então, manifesta a tua vontade junto de alguém que já tenha feito o Convívio Fraterno e principalmente aos elementos do Secretariado.


Em 01 de Março de 2010, a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos do Movimento dos Convívios Fraternos, que são mostrados a seguir:

Estatutos do Movimento dos Convívios Fraternos
 

Seguem-se as conclusões do I Congresso do Movimento dos Convívios Fraternos sob o tema «Unidade na Diversidade», realizado em Fátima, a 9 de Setembro de 2006, que nos ajudam a compreender um pouco melhor o Movimento.

Conclusões do I Congresso do Movimento dos Convívios Fraternos

AddThis Social Bookmark Button

conviviosfraternos

 


Os Convívios Fraternos são um Movimento destinado aos jovens, que possibilita uma vivência única de encontro com Cristo.


 

AddThis Social Bookmark Button

Convívios Fraternos 2011/2012

Lembramos que o Movimento Católico “Convívios Fraternos” vai realizar mais um Convívio Fraterno, entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro, no Seminário dos Passionistas, em Barroselas, destinado a jovens de todas as paróquias da nossa Diocese de Viana do Castelo. Se és jovem e queres viver 3 dias diferentes, convivendo com gente da tua idade e aprendendo a encontrares-te contigo mesmo, com Cristo e com os outros, reflectindo e debatendo sobre as razões da tua fé, então não hesites em participar. Para inscrições fala quanto antes com o pároco.


 

AddThis Social Bookmark Button