Sobre os Convívios Fraternos

O que é um Convívio Fraterno?

Um Convívio Fraterno é um encontro de jovens, onde cada um vive uma experiência única e muito pessoal consigo, com Deus e com os outros, num renovar de uma chama que nos guiará na nossa caminhada de fé.

A quem se dirige um Convívio Fraterno?

O Convívio Fraterno destina-se a jovens de ambos os sexos, solteiros e com 18 anos ou mais. Deverão ser jovens com uma iniciação feita na paróquia, alguma inquietação religiosa e preparados para viver três dias diferentes.

Qual a duração de um Convívio Fraterno?

O convívio fraterno dura 3 dias sem interrupção, e prolonga-se numa caminhada de “4° dia”, num convite eterno de Cristo, dinamizado nas paróquias.

O que se faz num Convívio Fraterno?

Cada dia possui uma temática própria:

1° Dia: o encontro comigo mesmo;
2° Dia: o encontro com Deus;
3° Dia: o encontro com o próximo.

De resto, a coisa mais importante para o seu bom funcionamento é o factor surpresa ... mas podemos ainda adiantar que é um encontro feito de jovens, para jovens.

Qual o objectivo de um Convívio Fraterno?

O Movimento possui estatutos próprios. Mas o verdadeiro objectivo é proporcionar, aos jovens, uma forte experiência com Deus e com a Igreja, ajudando-os a fortalecerem na fé.

Participar num Convívio Fraterno. O que fazer?

Em primeiro lugar terás de dar a conhecer a tua vontade ao pároco. Depois este saberá tudo o que é necessário para a tua inscrição, ou então, manifesta a tua vontade junto de alguém que já tenha feito o Convívio Fraterno e principalmente aos elementos do Secretariado.

Em 01 de Março de 2010, a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos do Movimento dos Convívios Fraternos, que são mostrados a seguir:

Estatutos do Movimento dos Convívios Fraternos

Seguem-se as conclusões do I Congresso do Movimento dos Convívios Fraternos sob o tema «Unidade na Diversidade», realizado em Fátima, a 9 de Setembro de 2006, que nos ajudam a compreender um pouco melhor o Movimento.

Conclusões do I Congresso do Movimento dos Convívios Fraternos

conviviosfraternos

Os Convívios Fraternos são um Movimento destinado aos jovens, que possibilita uma vivência única de encontro com Cristo.

Convívios Fraternos 2011/2012

Lembramos que o Movimento Católico “Convívios Fraternos” vai realizar mais um Convívio Fraterno, entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro, no Seminário dos Passionistas, em Barroselas, destinado a jovens de todas as paróquias da nossa Diocese de Viana do Castelo. Se és jovem e queres viver 3 dias diferentes, convivendo com gente da tua idade e aprendendo a encontrares-te contigo mesmo, com Cristo e com os outros, reflectindo e debatendo sobre as razões da tua fé, então não hesites em participar. Para inscrições fala quanto antes com o pároco.