Artigos

Tríduo Pascal da Morte e Ressurreição do Senhor | 2019

Triduo Pascal_2019Desde a próxima quinta-feira, dia 18 até sábado, dia 21 de Abril de 2019, na Igreja Paroquial, celebra-se na Liturgia da Igreja, o Tríduo Pascal da Morte e Ressurreição do Senhor, com o seguinte programa:

- Dia 18 de Abril, quinta-feira Santa, às 19h00, celebra-se Última Ceia do Senhor e a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

- Dia 19 de Abril, sexta-feira Santa, às 19h00, celebra-se a Paixão e Morte do Senhor.

- Dia 20 de Abril, sábado Santo, às 19h30, celebra-se a Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.

Não deixe de nelas participar, pois estas celebrações e cerimónias são as mais importantes do Ano Litúrgico e são mais importantes do que tudo o resto. O Senhor dá-nos 365 dias ao longo do ano. Se lhe oferecermos estes três não lhe damos nada que não lhe pertença. Se contamos com ele, que ele possa contar connosco! Participem nas celebrações da Semana Santa! Seja abençoada e com frutos abundantes de vida interior! Dê-lhe também você algum tempo!!!

PEDITÓRIO PARA OS LUGARES SANTOS

Vai-se aproximando a Sexta-feira Santa, dia reservado desde longa data, em toda a Igreja, para a tradicional colecta/ofertório em favor dos Lugares Santos. É graças às ofertas então recolhidas que é possível que as pedras vivas que se encontram nesses lugares sagrados podem solucionar muitas necessidades que sempre vão surgindo no dia-a-dia, através de uma acção evangelizadora em várias frentes, das quais se salienta:

  • Manutenção de 278 missionários;
  • 54 Santuários;
  • 24 Paróquias;
  • 14 Escolas;
  • 4 Casas para enfermos e órfãos;
  • 4 Casas para acolher peregrinos a preços modestos;
  • 3 Institutos académicos;
  • 2 Editoras {Gráficas} para imprimir e divulgar a imprensa que se relaciona com os Lugares Sagrados;
  • 1.500 em-pregos a cristãos;
  • 500 Moradias no intuito de ajudar es-sas famílias a não abandonarem os Lugares Santos;
  • 371 Bolsas de Estudo anuais destinadas a estudantes universitários.

Não podemos ficar indiferentes. Sejamos generosos no peditório da próxima Sexta-feira Santa.

{Frei Vítor Manuel Gomes Rafael, OFM {Comissário da Terra Santa em Portugal}

AddThis Social Bookmark Button

Visita Pascal | 2019

toneO Compasso Pascal {pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu Pároco}, é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma Paróquia {daqueles que a queiram receber} do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa para celebrar a sua Ressurreição. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.

A esta tradição associaram-se diferentes formas de receber essa visita. Ela é vista como uma forma de confraternização dos membros da comunidade paroquial com a oferta de alimentos da quadra ou apenas uns minutos de repouso para o grupo itinerante. É também comum ser aproveitada para oferta de donativos pecuniários à paróquia (para por exemplo, pagamento de eventuais direitos paroquiais}.

Assim, a visita pascal nesta Paróquia será feita nos moldes habituais.

No dia 21 de Abril, Domingo de Páscoa, com início às 09h00, os elementos do compasso pascal juntamente com Pároco, Padre Domingos Vieira, farão a visita casa a casa {daqueles que queiram receber} nos lugares de Troviscoso e Carreço.  

No dia 22 de Abril, segunda-feira da Oitava da Páscoa, à mesma hora do dia anterior, os elementos do compasso pascal, agora acompanhados de um Leigo desta Paróquia, {Carlos Miguelote} em representação do Pároco, farão a visita casa a casa {daqueles que queiram receber} nos lugares de Montedor e Paçô.

Durante a breve oração em cada casa, pede-se que haja silêncio, respeito e participação.  

O Pároco lembra que é importante preservar o louvável costume de o “chefe de família” de cada casa acompanhar a equipa do compasso pascal até à casa seguinte, devendo este, antecipadamente, informar-se junto dos vizinhos sobre quem recebe a Cruz a seguir.

Recebamos em nossas casas Cristo Ressuscitado cheios de Fé e Amor!

Mordomos da Cruz | 2019: Serafim Abel Gonçalves Moreira do lugar de Troviscoso e Vasco Ramos Salgueiro do lugar de Paçô.

Muitos parabéns pela disponibilidade em servir esta Paróquia e votos de um trabalho pastoralmente profícuo e pessoalmente gratificante!

NOTA: O Compasso Pascal, fará como habitualmente uma pausa para almoço em ambos os dias, cerca das 14h30. Recomeçará às 16h00 no lugar de Carreço {domingo} e lugar de Pacô {segunda-feira}.

  • Que a água benta que será aspergida, nos recorde o baptismo em que nascemos para a Ressureição.
  • Que a benção de Cristo ressuscitado assista o seu lar, e nele haja amor e paz, pão e saúde, hoje e para sempre.
AddThis Social Bookmark Button

Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

Domingo de_Ramos_2019No dia 14 de Abril de 2019, domingo, em toda a Igreja Universal celebra-se o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, que é o pórtico de entrada na Semana Santa.

Comemora-se assim, a entrada de Jesus em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal. É uma entrada que prefigura e preludia a sua entrada, pela Ressurreição gloriosa, na Jerusalém Celeste. Jesus, porém, quis chegar ao triunfo passando pela Paixão e Morte. Por isso se lê, na Missa de Ramos, o Evangelho da Paixão. Todos os fiéis são convidados a olhar para Jesus, o qual «sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos» (1 Pd 2, 21).

Assim, a Santa Missa desse dia, {14/04} terá início às 08h45 junto ao Cruzeiro Paroquial, com a bênção dos ramos e procissão ou entrada solene até à Igreja, onde continuará a celebração litúrgica.

Depois de benzidos, devemos guardar os ramos num lugar visível durante todo o ano, para recordarmos o nosso compromisso de seguir a Cristo num caminho de humildade e despojamento; segui-l'O ainda quando não compreendermos bem os desígnios de Deus para nós... Seguir a Cristo, que confia no Pai.

AddThis Social Bookmark Button

Viana do Castelo acolhe 58º Encontro Nacional de Catequese

58 encontro_nacional_catequeseIniciativa reúne responsáveis Diocesanos da Catequese e quer dar continuidade aos trabalhos de formulação de um plano de formação para catequistas

«AJUDAR OS CATEQUISTAS A SERUMA MISSÃO DIOCESANA PRIORITÁRIA» é o tema da iniciativa que se realiza, de 10 a 13 de Abril, na Diocese de Viana do Castelo.

Promovida pelo Departamento da catequese do SNEC, o 58º Encontro Nacional de Catequese (#ENC19) realiza-se “na continuidade do ENRC de Setúbal” e pretende “refletir sobre a dimensão do Ser catequista hoje e as implicações numa acção Diocesana concreta e concertada”, afirma Cristina Sá Carvalho coordenadora do departamento de Catequese no Secretariado nacional da Educação Cristã (SNEC).

São esperados no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, cerca de sete dezenas de agentes pastorais da catequese. O programa começa a 10 de Abril, quarta-feira, com um encontro entre os participantes e os responsáveis do SNEC pela Catequese.

A 11 de Abril, quinta-feira, iniciam-se os trabalhos com a conferência «A formação de catequistas na missão Diocesana», proferida por D. António Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Às 11h30 a catequeta {nome antigo do ou da catequista} Luísa Boléo, do sector da catequese de Lisboa, reflete o tema «Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista, Luísa Boléo.

Da parte da tarde o Padre José Henrique Pedrosa, responsável pela catequese na Diocese de Leiria-Fátima, reflete sobe o modo como «Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus».

A terceira palestra do dia inicia-se pelas 16h30 e conta com a apresentação do Padre Tiago Neto, responsável do sector da catequese de Lisboa e do Diácono Paulo Campino, responsável da catequese na Diocese de Santarém.

No dia 12 de Abril, sexta-feira, o ENC19 inicia-se com a oração de Laudes.

Pelas 09h30 Cristina Sá Carvalho apresenta o tema «Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto».

Às 10h30 o Padre José António Gonçalves, coordenador do Secretariado da Educação Cristã da Infância e Adolescência da Diocese de Portalegre-Castelo Branco reflete o tema «Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese».

Após o almoço D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, analisa o tema «A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente».

O dia termina com a Eucaristia na Sé de Viana do Castelo.

No dia 13 de Abril, sábado, os participantes rezam laudes seguindo-se um itinerário cultural na região do Alto Minho.

Como habitualmente o Portal EDUCRIS disponibilizará as conferências do encontro e acompanhará ao minuto as principais incidências do encontro com resumos diários e acompanhamento nas redes sociais

«Educris | 31.03.2019»

AddThis Social Bookmark Button

Via Sacra da Catequese 2019

Via sacra_2019E porque o tempo é importante demais para que "passe em branco"….!

E porque caminhar com Cristo e para Cristo é a meta…!

E porque cada momento é bom para nos reunirmos em oração...!

E por tantos outros "porquês"...!

No dia 13 de Abril de 2019, sábado, pelas 15h30, no largo da Igreja e zona circundante da mesma, as crianças e os adolescentes da Catequese desta Paróquia vão mais uma vez reviver, a via dolorosa que Jesus Cristo percorreu desde o Tribunal de Pilatos até ao Monte do Calvário: a Via-Sacra, caminho sagrado ou “Via Crucis”.

O Grupo da Catequese conta com cada um de vós neste momento de oração! “A vossa presença...fará sempre a diferença!"

AddThis Social Bookmark Button