Artigos

Festa da Eucarístia {1ª Comunhão} 2019

primeira comunhao_2019Quinta-feira, dia 20 de Junho de 2019, Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a nossa Paróquia de Santa Maria de Carreço, vai viver mais um dia festivo com a celebração às 11h15, de uma eucaristia muito especial, porque o/a Simão Enes | Leonor Vale | Mafalda Pedrosa | Édodie Rodrigues | Inês Gonçalves | Marco Gonçalves | Gonçalo Amorim | Francisco Reis | Bruna Matos | Martim Sá | Mário Quesado | Bernardo Gomes | Mariana Brito | Beatriz Dias | Adriana Simões | Matilde Jorge | Gil Dias | Gabriel Mendes e Fábio Sousa, vão, pela primeira vez, alimentar-se de Jesus que é o Pão da Vida.

Estamos todos convidados para nos juntarmos às 19 crianças neste dia importante do seu percurso de Fé.

É uma festa que tem de ser vivida, não só em família, mas também em comunidade, e em comunidade, alegremo-nos com elas que vão receber pela primeira vez o CORPO DE CRISTO, alimento da nossa fé e da nossa Igreja, formando com Ele um só Corpo.

Muitos parabéns aos catequistas Filomena Maria Taborda Carvalho Alves Leite e Joaquim Carlos de Almeida Miguelote Castro, pelo empenho e dedicação na formação cristã destas crianças.

AddThis Social Bookmark Button

Festa da Fé {Comunhão Solene} 2019

Comunhao solene_2019No próximo domingo, dia 16 de Junho de 2019, Solenidade da Santíssima Trindade, às 11h15 na Igreja Paroquial Carreço, e após uma caminhada de seis anos de catequese na nossa Paróquia, a Nádia Esteves Rodrigues, Ana Luísa Vale, Bianca Vieira, Bruna Carvalho Baptista, Carolina Oliveira, Henrique Vicente, José Xavier Torres, Lara Baptista, Lara Sofia Fernandes, Leonor Guimarães, Matilde Meneses Gomes e Sara Lopes Dantas do 6º catecismo, vão professar solenemente a sua fé {comunhão solene}, e perceber a dinâmica do seu amor e manifestar publicamente a sua adesão a Jesus Cristo, numa celebração presidida pelo nosso Pároco, Reverendo Padre Domingos.

Na eucaristia festiva, o pai vai oferecer ao filho ou à filha a vela que serviu para o seu baptismo. Neste dia, o pai acendeu a vela no Círio e segurou-a nas mãos. A entrega da vela pelo pai ao filho ou à filha é como dizer: agora tu és mais responsável, vive a tua fé e ilumina aos outros o caminho da luz - Jesus Cristo.

Esta festa é especial, pelo seu significado, pois é um dia marcante para toda a vida. É importante que eles se consciencializem que a comunhão é o alimento que cada um necessita para a sua vida, daí a importância da participação na eucaristia dominical.

Muitos parabéns à catequista Maria Henriqueta Sá Lopes Alves Santos, que os preparou ao longo deste ano catequético.

AddThis Social Bookmark Button

Festas em Honra a São Pedro | 2019

Capela de_Sso_PedroNos dias 05, 06 e 07 de Julho de 2019, realizar-se-á a tradicional festividade em Honra de São Pedro, {primeiro Bispo de Roma e, por isso, o seu primeiro Papa}, que se venera na sua Capela, sita no lugar de Troviscoso, desta Paróquia de Santa Maria de Carreço, Arciprestado de Viana do Castelo.

A Comissão de festas é constituída por:

Presidente: José Augusto Martins Pinto

Tesoureira: Juliana Vieira Moreira Amorim

Zeladora: Conceição de Fátima Pedrosa Amorim

Mordomas e Mordomos:

Todos aqueles e aquelas que queiram servir por devoção, em particular, os/as residentes no lugar de Troviscoso.

Do programa consta:

Dia 05 de Julho, Sexta-feira:

- 20h00: Abertura da tasquinha, onde haverá orelheira, moelas, bolinhos de bacalhau, canja de galinha, aletria, etc.

- 21h00: Actuação do Grupo de Concertinas “Amigos da Concertina” de Vila Fria, Viana do Castelo.

Dia 06 de Julho, sábado:

- 08h00: Alvorada festiva com música gravada.

- 19h00: Abertura da tasquinha, onde haverá sardinha assada, barriguinhas, fêveras, caldo verde, arroz doce, etc.

- 20h00: Celebração Eucarística vespertina do XIV Domingo do Tempo Comum.

- 22h00: Arraial Minhoto de São Pedro.

          : Actuação do Grupo Musical Novo Ritmo.

- 00h00: Sessão de fogo-de-artifício.

Dia 07 de Julho, domingo.

09h00: 2ª alvorada festiva com música gravada.

11h30: Celebração Eucarística Solene e Sermão, em Honra do Apóstolo e mártir São Pedro.

14h30: Entrada no recinto das festas do Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço.

15h00: Apresentação de cumprimentos à Exm.ª Juíza da festividade.

          : Desfile da Comissão, Mordomia e do Grupo de Bombos até à Capela.

16h00: Solene Procissão em Honra a São Pedro.

17h00: Leilão de oferendas.

20h00: Romagem da Mordomia, agradecimento da Comissão de Festas ao Apóstolo e mártir São Pedro e encerramento das festas 2019.

AddThis Social Bookmark Button

MCC | Ultreia Paroquial - Mês de Junho

Espirito SantoNa próxima terça-feira, dia 04 de Junho de 2019, às 21h15, no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça, o Centro de Ultreias do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Paróquia, vai promover a habitual reunião mensal de Grupo.          

DOMINGO de Pentecostes - Ano C    

TEMA: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João {Jo 20, 19-23} «Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo»

Este Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

Participem nesta reunião.

Continuem a colorir a vossa vida com as cores da alegria e na Misericórdia de Deus.

CRISTO CONTA CONTIGO, E TU?

AddThis Social Bookmark Button

79º Cursilho de Cristandade | Mulheres

mcDe 12 a 15 de Junho de 2019, realizar-se-á no Centro Paulo VI na Vila de Darque, o 79º Cursilho de Cristandade destinado a mulheres, promovido pelo Secretariado Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

O que são os Cursilhos de Cristandade?

Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento da Igreja Católica, criado por leigos e orientado para leigos. Desde o seu nascimento, em 1944, na Ilha de Palma de Maiorca, Espanha, mostrou-se sempre fiel aos ensinamentos do Magistério. Rapidamente foi reconhecido como fruto da acção do Espírito Santo, em virtude dos bons resultados que se operaram nas pessoas que participaram logo nos primeiros Cursilhos.

Desde essa altura para cá, os Cursilhos espalharam-se entusiasticamente por todo o mundo católico.

Qual a duração de um Cursilho de Cristandade?

O cursilho tem a duração de três dias (e mais um pouco), mas deve (de outro modo) prolongar-se pela vida fora, o chamado «4º dia». Em todas as Dioceses de Portugal existe Secretariados do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, havendo, em média, 4 cursos por ano pastoral: dois de homens e dois de senhoras. 

Qual é o seu objectivo?

Vai ser um tempo de formação, reflexão, oração e convívio, entre pessoas que, em ambiente de retiro espiritual, vêm de Paróquias dos vários cantos da nossa Diocese de Viana do Castelo, para melhor aprofundarem e experienciarem a sua Fé em Jesus Cristo, com vista a uma nova vivência na família, paróquia, sociedade e em todos os ambientes em que estão inseridos.

A quem se dirige um Cursilho de Cristandade?

- Se é católica consciente e quer ajudar a sua Igreja, mas há tanta coisa que não aceita ou não entende...

- Se há tanta coisa que gostaria de muito mudar. Ou ainda, se está tão afastada da Igreja que já nem se incomoda com o que ela diz ou faz. Por vezes está numa roda de amigos{as} e engrossa o coro daqueles que acham a Igreja atrasada, desactualizada...

- Se anda mais ou menos assim, experimente fazer este Cursilho de Cristandade: de certeza vai surpreender-se com o que vai descobrir...

- Mas se já é uma católica praticante, ligada à sua Paróquia ou a um dos movimentos pastorais da Igreja, saiba que o Cursilho só vai enriquecer a sua visão...

- São homens e mulheres que lideram grande parte das actividades dos leigos.

- São gente como você, que um dia ouviram e responderam ao chamamento:- «CRISTO CONTA CONTIGO»

Se está interessada em frequentar este Cursilho, contacte o Pároco, Padre Domingos ou então, com a Delegada do Centro de Ultreias desta Paróquia, Ermita Reis, Carlos Miguelote ou com alguém que o tivesse já feito, tratando estes da sua inscrição.

Venha você também, sim, você que acabou de ler este texto, fazer parte desta grande família!

Não tenha medo…!

JESUS QUER COLORIR A SUA VIDA COM AS CORES DA ALEGRIA.

AddThis Social Bookmark Button