O que são as Oficinas de Oração e Vida - Uma nova Envangelização

OOVOficinas de Oração e Vida são um serviço eclesial iniciado por Frei Ignácio Larrañaga em 1984.
A Oficina consta de quinze sessões.
Cada uma com duas horas de duração, realizada semanalmente. Porém é no dia a dia que se põe em prática o que se aprendeu.
As Oficinas são dirigidas por um guia cuja missão consiste em colocar em prática o espírito e os conteúdos do Manual. O guia não deve acrescentar nada, ministrando estritamente os conteúdos recebidos, sem improvisação. De antemão, recebe uma preparação intensiva e longa, chamada “Escola de Formação”, que dura um ano e meio.
À frente dos guias, há uma Coordenação local, cuja função é autorizar, organizar e controlar a marcha das Oficinas.
À frente das Coordenações locais estão as Coordenações nacionais, zonais {vários países} e internacional.
A Oficina é um serviço de carácter eminentemente leigo. A maioria dos guias é leiga, e todos os membros das equipas directivas são leigos, em estreita união com seus Pastores.

A Oficina é:

• Uma Escola de Oração: onde se aprende e se aprofunda na arte de orar, com um carácter experimental e prático, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação.
  • Uma Escola de Vida: o participante vai superando, passo a passo, o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas, e inundando-se de paz, como resultado de uma vivência profunda da fé e do abandono. Torna-se cada vez mais paciente, humilde, sensível e misericordioso com o programa: O que faria Jesus em meu lugar?
  • Uma Escola Apostólica: espera-se que a Oficina seja um viveiro de vocações apostólicas. De facto, a Oficina consegue transformar muitos participantes em Apóstolos do Senhor, e dessa forma, espera-se que as Oficinas se constituam em instrumentos de vitalização eclesial.
Em suma, as Oficinas de Oração e Vida são um eficaz programa de Nova Evangelização.
A Oficina compromete o assistente em três dimensões:
- Com Deus, consigo mesmo e com os demais.
Em cada sessão há duas linhas fundamentais:
- Uma, descendente: Deus fala ao homem; e outra, ascendente: o homem fala {responde} a Deus.

A Oficina é um serviço:

• Limitado: uma vez completadas as quinze sessões, dá-se por realizado o objectivo, e os guias retiram-se sem constituir comunidades ou grupos estáveis.
  • Aberto: a ela comparecem simples cristãos, catequistas, membros de grupos eclesiais, religiosos, pessoas afastadas da Igreja, os excluídos dos sacramentos, diferentes grupos de evangélicos.
As Oficinas de Oração e Vida também oferecem a Oficina para Jovens, que consta de dez sessões, uma sessão por semana, com duração de uma hora e quarenta e cinco minutos.
O objectivo fundamental da Oficina para jovens é fazer com que o jovem fique deslumbrado e seduzido por Jesus Cristo, e decida seguir suas pegadas.
A Oficina para jovens é quase exclusivamente uma contemplação ardente de Jesus.

Oficinas de Oração e Vida para Crianças: Evangelizando Crianças.

As Oficinas estão dirigidas a crianças de sete a doze anos, mas as que já estão alfabetizadas e dependendo de sua maturidade, poderão também participar, podendo separá-las em dois grupos:
- Um, de sete a nove anos e outro de dez a doze anos.
O objectivo do Evangelizando Crianças, é levá-las a conhecer Deus – é uma evangelização e não um programa de catequese.
As Oficinas para Crianças serão dadas em dez semanas.

As Oficinas oferecem ainda o Curso para Casais

Trata-se de um curso não teórico, mas prático, ao estilo de uma oficina em que trabalhando se aprende a trabalhar.
Com um movimento de comunicação e diálogo de dentro a dentro, de coração a coração. Um movimento em que se estabelece uma corrente de abertura e acolhida, onde os esposos se clarificam, se entendem, se compreendem, se perdoam, se aceitam, entram em harmonia.

Participantes

Este curso não é para namorados, mas casais que já têm ampla experiência na vida conjugal.
Numa Oficina de Oração traça-se uma linha permanentemente vertical:
- Uma descendente e outra ascendente.
No Curso para Casais a linha que se traça é permanentemente horizontal:
- uma corrente de abertura e acolhida, quer dizer, perpétua comunicação em que os esposos se purificam, se entendem, se aceitam em um gozo recíproco de amor e paz.
Os assistentes são:
a) os casados pela Igreja.
b) os casados pela lei civil.
c) casais não casados sob nenhuma lei, mas que vivem assim há muitos anos com harmonia e família bem formada.
Os participantes serão casais:
- Sempre juntos marido e mulher: nunca somente um deles.

Número ideal

É de dez {10} casais.
Pode ser um pouco mais ou um pouco menos por circunstâncias especiais.
O Curso consta de seis reuniões semanais, com duração menor que duas horas.

As Oficinas de Oração e Vida foram aprovadas pela Santa Sé, conforme Decreto de Aprovação concedido em 4 de outubro de 1997, pelo Conselho Pontifício para os Leigos.