Artigos

Confirmados na Fé

confirmao2

A Confirmação é o sacramento que completa o Baptismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.
Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e actos.
Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Chama-se Crisma {nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron} por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça baptismal.
O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira {azeite} perfumado com resina balsâmica.
Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Baptismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos.
O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
AddThis Social Bookmark Button

Ceia de Natal do CSCCarreço | Convite

CSCarreoA Direcção do Centro Social e Cultural de Carreço, tem o prazer e a satisfação de convidar todos os Sócios, familiares e amigos desta Instituição Particular de Solidariedade Social {IPSS} e a comunidade em geral, a participarem mais uma vez, na já tradicional Ceia de Natal, a realizar no dia 15 de Dezembro de 2017, sexta-feira, com início previsto para 20h00, nas instalações da Estrutura Residencial para Idosos {Hotel Sénior}.

As inscrições devem ser feitas na sede daquele Centro Social e Cultural sita na Avenida Nossa Senhora da Graça nº 530 presencialmente, pelos telefones 258 835  043 | 966 422 076 e pelo seguinte email:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONTRIBUTO:

Crianças e/ou adolescentes

- até aos 7 anos: 7 natais

- dos 8 aos 14 anos: 10 natais

Adultos: 20 natais

Participe{m} com a sua/vossa gratificante presença e disfrute{m} de uma noite diferente, com muita alegria e boa disposição.

AddThis Social Bookmark Button

Seminaristas da Diocese de Viana recorrem ao YouTube para agradecer vocação

SeminariosSeminário Diocesano de Viana do Castelo produziu um vídeo com vários momentos da vida dos candidatos ao Sacerdócio, como forma de assinalar a Semana dos Seminários 2017 e agradecer pela sua vocação.

No vídeo enviado à Agência ECCLESIA, os responsáveis explicam que a Diocese está em festa pelos 40 anos da sua criação e os Seminaristas querem “agradecer a quantos foram sinais e mensageiros de Deus na descoberta da vocação”.

A família «Pais, Avós, a Mãe», os Párocos, a Catequese e os Catequistas estão na memória e no centro dos agradecimentos dos Seminaristas de Viana do Castelo no momento de reconhecer quem contribuiu para o seu discernimento vocacional.

Há quem agradeça ao Pároco por “ajudar a gostar da Eucaristia”, “por mostrar a alegria que é servir a Deus e à sua Igreja” ou por “convidar a conhecer o Seminário”.

Existe quem agradece à “Mãe que apoia na decisão” de ter entrado no Seminário e aos Pais e Avós por “terem lançado a semente de Jesus Cristo e a alegria de O seguir” ou à família pelo “contributo que deu para a formação”.

Um dos jovens fala do Seminário como “caminho de felicidade” e outro agradece “a quantos se atravessam” na sua vida, porque “neles há o amor Misericordioso de Deus”.

Ao longo do vídeo de nove minutos e meio, os Seminaristas revelam a sua vida em diversas atividades seja na Escola como no Seminário, com momentos de estudo, oração e atividades lúdicas.

O vídeo inspira-se na Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’, do Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, para as comemorações dos 40 anos da fundação da Diocese.

A Igreja Católica no Alto Minho Cristão está no centro do número 233 do Semanário ECCLESIA (a edição de 03 de Novembro) e do programa 70x7 que vai ser transmitido no próximo domingo  na RTP2, a partir das 13h30.

A Igreja Católica está a celebrar a Semana dos Seminários, desde o passado domingo, dia 12 até ao próximo domingo, dia 19 de Novembro, com o lema "Fazei o que Ele vos disser", inspirado numa passagem do Evangelho, as Bodas de Caná. {Jo 2,1-11}

Ver vídeo {clik} aqui

AddThis Social Bookmark Button

Diocese do Alto-Minho | 40 anos

minha 1Emissão do dia 12 de Novembro de 2017, inteiramente dedicada à Diocese de Viana do Castelo, por ocasião do 40º aniversário da sua criação.

"O primeiro toque de sino de homenagem à Diocese de Viana foi o da Igreja de Santa Maria de Vinha de Areosa" (Padre Quintas).

Em cada domingo, às 13h30, a RTP2 apresenta-nos no programa 70x7, uma reportagem que procura descobrir sinais do religioso na pessoa humana. A partir de acontecimentos que a Igreja Católica promove e, sobretudo, a partir de acções individuais ou de diferentes Instituições ou Empresas, foca a sua atenção na denúncia ao que não dignifica a pessoa humana e amplia iniciativas que querem contribuir para uma vida com qualidade.  

Veja vídeo {clik} aqui

AddThis Social Bookmark Button

XXII Semana de Estudos Teológicos

logoinstitutocatolicoA Actriz Maria Rueff, Padre Manuel Morujão e um membro-fundador da Operação Nariz Vermelho entre os conferencistas.

A Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, do Instituto Católico de Viana do Castelo, e a Escola Superior de Saúde promovem quatro reflexões e partilhas sobre "Humor, saúde e bem estar espiritual" entre os dias 19 e 22 de Novembro de 2017.

A humorista vai falar "O Humor como caminho para o ser humano e para Deus" no próximo domingo, dia 19, às 21h00, no Auditório do Instituto Católico.

A investigação "Humor e Saúde" vai ser apresentado na próxima segunda-feira, dia 20, pelo Professor e Enfermeiro no Hospital Curry Cabral, Luís Sousa, no mesmo espaço.

Nos dias 21 e 22 de Novembro, a Semana de Estudos Teológicos muda-se para o Auditório da Escola de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O Padre Jesuíta Manuel Morujão começa por reflectir sobre "O Humor e o Equilíbrio espiritual" no dia 21, terça-feira, e no último dia, quarta-feira, os participantes vão ouvir o membro-fundador da Operação Nariz Vermelho, Mark Mekelbug sobre "Receitamos alegria"

Os quatro serões de reflexões e partilha, prometem ser bons e bem dispostos e estão abertos a toda a comunidade.

cartaz XXII_jornadas_WEB

AddThis Social Bookmark Button