Artigos

Confirmados na Fé

confirmao2

A Confirmação é o sacramento que completa o Baptismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.
Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e actos.
Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Chama-se Crisma {nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron} por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça baptismal.
O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira {azeite} perfumado com resina balsâmica.
Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Baptismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos.
O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
AddThis Social Bookmark Button

SIRC | Arraias dos Santos Populares

Arraiais populares_2019Depois do arraial de Santo António na passada quarta-feira, dia 12, ocorrerá nos próximos dias 22 e 29 de Junho de 2019, sábado, a partir das 20h00, a continuação dos Arraiais dos Santos Populares, no espaço envolvente da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, Viana do Castelo.

A organização pertence à Direcção da Colectividade que assim, e mais uma vez, festeja os Santos Populares neste mês de Junho.

Por “13 sardinhaspor pessoa, haverá sardinha assada, caldo verde, fêvera, vinho, broa, música e muito mais.

Vá disfrutar de uma noite diferente, com muita alegria e boa disposição na companhia de amigos e/ou familiares. A Direcção antecipadamente agradece.


 São João, São Pedro
 Que tendes vós de especial?
 Só sei que na SIRC
 Haverá alegria no arraial

Alegria não paga imposto
Só nos faltava mais esta
Quero na SIRC tudo bem disposto
e contentes nesta festa.

AddThis Social Bookmark Button

MCC | Ultreia Diocesana 2019

Ultreia Diocesana_2019A Reunião Magna do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), na gíria deste Movimento Católico chamada Ultreia Diocesanajunta todos os anos num local escolhido pelo Secretariado Diocesano do Movimento, os seus membros para uma celebração de encerramento das actividades do Ano Pastoral.

Presidida pelo Nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, no domingo, dia 14 de Julho de 2019, no Santuário de Nossa Senhora da Cabeça, Paróquia de São Martinho de Freixieiro de Soutelo, Arciprestado de Caminha, os Cursilhistas da Diocese reunirão em convívio, reflexão, professar e aprofundar a Fé em Jesus Cristo Salvador.

Esta actividade do Movimento dos Cursilhos de Cristandade é aberta a toda a gente, podendo por isso os que já participaram num Cursilho de Cristandade levar consigo os familiares e amigos que queiram partilhar a mesma Fé que a todos une.

PROGRAMA:

10h00: Acolhimento

10h30: Reunião de Grupo

12h00: Oração do Ângelus

12h05: Abertura dos farnéis

13h30: Convívio

15h00ULTREIA

Tema do RolhoMCC – MOVIMENTO DE EVANGELIZAÇÃO

Ressonâncias:

1. Ponte de Lima

2. Valença

4. Vila Nova de Cerveira

16h30CONCELEBRAÇÃO EUCARISTICA

- 1ª Leitura: Viana do Castelo

- 2ª Leitura: Arcos de Valdevez

- Oração dos Fieis: Monção

Em cada ano, a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade constitui um ponto de encontro para todos os Cursilhistas da nossa Diocese, que a todos proporciona uma oportunidade de encontro com Deus e com os(as) irmãos(ãs) do nosso Cursilho e de assim partilharmos o nosso 4º dia de Cursilhistas e de cristãos corresponsáveis na Igreja do Senhor Jesus, num clima de partilha e de festa… em De Colores!

Neste Ano Pastoral, em que continuamos a comemorar o Jubileu dos 40 anos da fundação da nossa Diocese, onde somo convidados pelo nosso Bispo a ser Evangelizadores, como nos exorta na sua Carta Pastoral “Somos Igreja que Evangeliza”, aproveitemos a Ultreia Diocesana para partilharmos e reflectirmos sobre a nossa missão de Evangelizadores nos mais diversos ambientes: “familiar, social, profissional e em Igreja {Paróquia e Diocese}, através da nossa amizade e do nosso testemunho de vida”.

Vem e trás um amigo!

Não faltes!

Contamos contigo…

Cristo Conta Contigo.

Vem e sairás mais enriquecido(a)!

DECOLORES

VER LOCAL EMhttps://www.youtube.com/watch?v=NUBZspGMG8M

AddThis Social Bookmark Button

Procissão do Corpo de Deus na cidade de Viana do Castelo em novos moldes

Procissao do_corpo_de_deus_2019A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, vulgarmente designada por «Corpo de Deus», vai ser este ano celebrada, na cidade de Viana do Castelo, com “algumas modificações” relativamente àquilo que vem sendo hábito.

Assim, no dia 20 de Junho, {quinta-feira} o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, vai presidir à eucaristia, na Sé, às 17h00 e de seguida, realiza-se a Procissão Eucarística que, este ano, saindo da Sé, terminará na Igreja de São Domingos {Monserrate}, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

As ruas do percurso vão estar embelezadas com tapetes floridos, concebidos e realizados por várias Paróquias do Arciprestado durante a noite anterior.

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como «Corpo de Deus», começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja Latina pelo Papa Urbano IV através da Bula «Transiturus», em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

«11 Jun 2019 {Ecclesia}»

AddThis Social Bookmark Button

Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus | 2019

Peregrinacao ao_SCJ_2019No dia 30 de Junho de 2019, domingo, vai cumprir-se a anual peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, que liga a cidade de Viana do Castelo ao cimo do Monte de Santa Luzia. 

Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de Novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos.

Actualmente a peregrinação, com celebração eucarística, ocorre no fim de semana depois da semana em que se celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A ela acorrem todas as Paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo.

 Do programa consta:

Dia 28 de Junho, Sexta feira:

- 10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes

- 14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração.

- 16h00: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

Dia 30 de Junho, Domingo:

- 09h00: Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus, com início na Rua de São Tiago {junto ao Colégio do Minho}.

- 11h00: Celebração eucarística do Peregrino no Anfiteatro do Jardim das Tílias, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

- 15h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A peregrinação até ao Santuário de Santa Luzia faz-se por um percurso sinuoso de acentuado declive, que leva cerca de duas horas a percorrer a pé. Há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.

Outra alternativa ao dispor dos peregrinos é o elevador de Santa Luzia. O funicular tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar e é considerado o mais extenso do país.

Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao Santuário.

AddThis Social Bookmark Button