Diocese de Viana do Castelo

Carreço é uma paróquia que pertence à Diocese de Viana do Castelo, a mais jovem Diocese portuguesa, a qual foi erecta em 3 de Novembro de 1977, tendo sido desanexada da Arquidiocese de Braga. A Diocese possui 2108km2, uma população de cerca de 250 000 habitantes, repartida por 291 paróquias e 10 arciprestados.

diocese

Ao lado: mapa da da Diocese de Viana do Castelo, em que se salientam os arciprestados: Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de cerveira e Caminha. Os limites da Diocese correspondem aos limites do Distrito; a nível dos arciprestados também corresponde quase exactamente aos limites dos concelhos, salvo poucas excepções.

O actual Bispo da Diocese de Viana do Castelo é D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira. A lista completa dos bispos da Diocese até hoje é a seguinte:

1. D. Júlio Tavares Rebimbas (1977-1982)
  2. D. Armindo Lopes Coelho (1982-1997)
  3. D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira (1997-2010)
  4. D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira (desde 2010).

D. Anacleto Cordeiro Gonalves de Oliveira

Ao lado: D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo. É doutorado em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987). Foi nomeado Bispo Titular de “Aquae Flaviae” e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005. Foi o responsável pelo itinerário catequético, proposto pela CEP para o Ano Paulino. Está à frente dos destinos da Diocese de Viana do Castelo, desde o ano 2010.

Para saber mais sobre a Diocese de Viana do Castelo e o sobre o seu Bispo, consulte: http://www.diocesedeviana.pt/diocese

Arciprestado de Viana do Castelo

O Arciprestado ao qual a Paróquia de Santa Maria de Carreço pertence é Viana do Castelo. O Arciprestado possui 41 paróquias; a nível civil o número baixa para 40 freguesias, dado que o limite das freguesias não coincide, em alguns casos, exactamente ao das paróquias {por exemplo, a freguesia de Areosa está dividida pelas paróquias de Areosa e do Senhor do Socorro}; por outro lado, há uma freguesia {Freixieiro de Soutelo} que é do Concelho de Viana do Castelo, mas que em termos Eclesiásticos pertence ao Arciprestado de Caminha.

O Arcipreste é o senhor Padre Nuno Maria Martins dos Reis Santos, Pároco de São Martinho de Outeiro e de São Miguel de Perre.

Paróquia de Santa Maria de Carreço

A Paróquia de Santa Maria de Carreço pertence, à Diocese de Viana do Castelo e ao Arciprestado de Viana do Castelo. A Paróquia coincide com os limites da freguesia de Carreço: a norte, limita com a paróquia de Afife, a Nascente, com a paróquia de Outeiro, a Sul, com a paróquia de Areosa e a Poente com o Oceano Atlântico. Tem 17,92km2 de área, 98 de densidade populacional habitantes km2, 1569 de população residente, 620 famílias, 972 alojamentos e 920 edifícios «Censos 2011». Compõe-se de quatro lugares: Montedor, Carreço, Paçô e Troviscoso.

A sua Padroeira é Santa Maria sob a designação de Nossa Senhora da Graça, enquanto medianeira de todas as Graças e o seu Pároco, Padre Doutor Domingos Lourenço Vieira.

localizacao

Conheça a localização da Paróquia de Santa Maria de Carreço, e o seu enquadramento  arciprestal e diocesano.