O que é o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos?

Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos (mais conhecido como "Comissão Fabriqueira") é um grupo de pessoas, presidido pelo Pároco, que tem como missão ajudá-lo na recta e justa administração dos bens materiais da Paróquia, à maneira de um bom chefe de família.

A designação "Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos" vem no Código de Direito Canónico (CDC) actual, aprovado pelo Papa João Paulo II em 1983. O CDC anterior, de 1917, designava-o como "Conselho da Fábrica da Igreja Paroquial". Esta designação é ainda correcta entre nós, pois o Estado Português continua a chamar à Instituição jurídica (equiparada pelo Estado a uma empresa) que gere o conjunto dos bens materiais, móveis e imóveis, de determinada paróquia, e pertencentes ao povo católico nela residente, como "Fábrica da Igreja Paroquial de ...", no nosso caso "Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Carreço".

A designação corrente entre nós de "Comissão Fabriqueira" é incorrecta já que os elementos que compõem o grupo não formam uma Comissão no sentido técnico do termo, pois não são responsabilizados em igual medida pelas decisões e acções realizadas em conjunto com o Pároco, antes são conselheiros e colaboradores deste. O Pároco, como presidente deste Conselho Económico, é sempre o primeiro responsável e, perante as leis civis, responde, mesmo sozinho, pela Instituição jurídica "Fábrica da Igreja Paroquial".

Simplificando um pouco: o conjunto dos católicos residentes nos limites da Paróquia, pelo facto de contribuírem com as suas esmolas e donativos para a aquisição e manutençao dos bens, são, em conjunto, os donos ou proprietários de todos os bens materiais pertencentes à Paróquia, para fins jurídicos chamada "Fábrica da Igreja Paroquial". O Pároco é, pelo Direito da Igreja e pelo Direito Civil, o administrador nato dos bens da Paróquia, embora com o conselho e a colaboração do seu Conselho Económico e sob a orientação do seu Bispo a quem presta contas de toda a sua acção pastoral. Sendo os bens paroquiais pertença do povo católico da Paróquia, o Pároco, como mero administrador, tem a obrigação de prestar contas ao povo da sua administração e o povo tem o direito de lhe pedir contas da administração.

Membros do CPAE para o triénio 2018 |2020

De acordo com as normas universais do Código de Direito Canónico, dos Decretos Gerais da Conferência Episcopal Portuguesa e do Artº 63 do Estatuto do CPAE da Legislação para a Administração dos Bens Temporais da Igreja na Diocese de Viana do Castelo, de 18 de Fevereiro de 2012, foram escolhidos pelo Pároco e confirmados por D. Anacleto Oliveira, Bispo Diocesano, para desempenharem funções no Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, {Comissão Fabriqueira} para o triénio 2018 | 2020, os seguintes elementos:

{Provisão de 12 de Abril de 2018 com o nº 564 de registo, do Chanceler da Cúria Diocesana}

- Victorino Pinto Ribeiro

- António da Costa Silva Cravo

- Manuel da Silva Alves Leite

- Ramiro Moreira de Araújo

- João Nuno Amorim de Pinho

- Ermita Pires Viana Reis

Ajudarão neste triénio o Pároco, Padre Domingos Lourenço Vieira, na função de «administrar bem e fielmente» e «com a diligência de um bom pai/mãe de família» os bens patrimoniais da Paróquia de Santa Maria de Carreço.

Da sua competência e sentido de co-responsabilidade espera-se deste Conselho Paroquial a melhor colaboração para o melhor desenvolvimento espiritual, pastoral e comunitário desta Paróquia.

Comissões de obras das capelas

As Comissões de obras das capelas são grupos de pessoas que zelam pelas capelas, nomeadamente pela sua conservação. Embora sejam autónomas na sua estratégia e acção, devem ser supervisionados pelo Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos. [CPAE]

Comissão de obras da Capela de São Paio:

• António Loureiro de Castro Reis
  • Avelino de Abreu Ramos Seixas
  • Clemente Rocha

Comissão de obras da Capela de São Pedro:

• António Fernandes Moreira Ramos
  • Querubim Porfírio da Rocha Esteves
  • (A nomear)

Comissão de obras da Capela de São Sebastião:

• Adelino Manuel da Silva Pires
  • José de Castro Reis
  • Luciano Ramos Fontainhas

Comissão de obras do Senhor do Bonfim:

• Fernando José Lima do Rego
  • Manuel Alves da Rocha
  • Serafim Fernandes Moreira Ramos

paecConselho Paroquial para os Assuntos Económicos (mais conhecido como "Comissão Fabriqueira") é um grupo de pessoas, presidido pelo Pároco, que tem como missão ajudá-lo na recta e justa administração dos bens materiais da Paróquia, à maneira de um bom chefe de família.