Pcp

Em linhas muito gerais pode-se dizer que o Conselho Pastoral Paroquial {CPP} é o órgão que, a nível da Paróquia, em união com o Pároco e em comunhão com a Igreja Diocesana, investiga e pondera o que se refere às actividades pastorais e propõe linhas de acção em ordem à animação da vida da comunidade cristã, sem, no entanto, se alhear das realidades humanas em que a mesma se insere. O CPP pretende ser um espelho fiel de toda a comunidade, por isso tem representantes de todos os grupos paroquiais, outros eleitos directamente pelo povo, presididos pelo Pároco.

É uma espécie de «Parlamento» paroquial onde se debatem e propõem os variados assuntos relacionados com a vida pastoral da Paróquia, sendo que a última palavra cabe sempre ao Pároco: é, então, um órgão consultivo.

Ter em conta que o CPP não substitui as decisões e linhas de acção concretas dos diversos grupos e agentes da pastoral, mas apenas traça os grandes rumos de acção, sensibilizando os mesmos grupos para os mesmos. Também pode realizar iniciativas concretas e já tem dado provas disso, como é o caso do dia do Idoso e do Doente a Via-Sacra pública pelas ruas da freguesia, etc.