Nossa Senhora de Fátima

Índice do artigo

A devoção a Nossa Senhora de Fátima é forte entre o povo cristão de Portugal, mas também um pouco em todo o mundo. Em Fátima, Nossa Senhora (Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo) apareceu por diversas vezes a três humildes crianças que pastoreavam os seus rebanhos: Lúcia (com 10 anos), Jacinta (com 7 anos) e Francisco (com 9 anos); Lúcia era prima de Francisco e jacinta, que, por sua vez, eram irmãos. Daí ter ficado conhecida como «Nossa Senhora de Fátima». Fátima é uma freguesia do concelho de Ourém, distrito de Santarém, sendo uma paróquia da Diocese de Leiria e Fátima.

Aqui será feito apenas um pequeno esboço sobre o tema. As Aparições de Fátima desenrolam-se em três ciclos, tendo lugar os dois primeiros em Fátima e o terceiro em Pontevedra e Tuy, em Espanha: o ciclo Angélico, o ciclo Mariano e o ciclo Cordimariano.