Visita Pascal

O que é a Visita Pascal?

É um costume que está muito enraizado no Norte de Portugal e também aqui na nossa Paróquia de Carreço. Também é chamado de «Compasso» ou simplesmente «Cruz». Trata-se de um grupo de pessoas, normalmente presidido pelo Pároco ou outro por ele designado, que saem da Igreja paroquial levando a Cruz de Cristo enfeitada, percorrem as casas dos cristãos que assim o desejem, abençoam os lares e levam a alegria de Cristo Ressuscitado. São os Mordomos da Cruz que transportam a mesma.

Estamos no Domingo de Páscoa, dia mais importante dos cristãos, em que se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, por isso se diz: «Cristo ressuscitou, Aleluia, aleluia!».

Normalmente, as famílias que abrem as suas portas de casa à Cruz enfeitam a sua entrada com um tapete de flores ou de simples verdes. Quando a Cruz entra em casa, já as pessoas se encontram reunidas à volta da sala, esperando a sua vez para, num gesto simbólico (um beijo ou outro similar), manifestar a sua condição de seguidor de Cristo inserido numa comunidade cristã e expressar o Seu amor a Jesus. Depois, é de boa educação o dono da casa acompanhar a Cruz até à casa seguinte.

Esta é uma boa altura de visitar os amigos e familiares, e também, como não, de esquecer rancores, se os há, pois a palavra de ordem é «alegria».

Itinerário da Visita Pascal

Em Carreço a Visita pascal decorre no Domingo de Páscoa (Lugares de Carreço e Troviscoso) e no dia seguinte, a Segunda-feira de Páscoa (Lugares de Montedor e Paçô). Em outros locais a Visita pascal também se prolonga para o Domingo seguinte, tradicionalmente chamado de «Domingo da Pascoela».

É o seguinte o itinerário da Visita Pascal aprovado em Reunião do Conselho Pastoral Paroquial, no dia 15 de Janeiro de 2008.

De manhã:

Começa na Casa da Veiga – Rua das Infestas – Travessa das Infestas – atravessa a linha do CF – Rua da Cambadela – Rua da Massa – Rua da Cambadela – Rua das Cachadas, a descer para a EN13 – depois do Senhor do Bonfim, percurso habitual até à casa da Zina.

De tarde:

Rua de Cova Ladrão – cruza com a Rua da Camela Norte – continua pela Rua de Cova Ladrão – Largo do Ingol – Rua de Cova do Gato – linha do Caminho de Ferro – Rua do Empréstimo, parte norte – Rua do Damião Franco, a descer – Rua de S. Paio – Rua da Corticeira – Rua do Sobrino – Rua do Barro – Rua do Empréstimo, parte sul – desce à EN13 e segue para norte – entra na Av. da Sra. da Graça e segue o itinerário habitual.

Veja algumas fotografias da Visita Pascal na nossa Paróquia: