Festa em Honra a Nossa Senhora da Graça | Programa

Cartaz 2017Uma equipa organizadora vai promover uma vez mais, a tradicional festa em Honra da Nossa Padroeira - Nossa Senhora da Graça – a ter lugar nos dias 14 e 15 de Agosto de 2017 nesta freguesia de Carreço, Viana do Castelo.

Do programa religioso, salienta-se três momentos: a Procissão de Penitentes, a Santa Missa Solene em Honra a Nossa Senhora da Graça e a Majestosa e Solene Procissão, todos eles magníficos e emocionantes, possibilitando sentimentos muito particulares na alma dos mais devotos.

Relativamente ao programa profano, convida-se toda a Comunidade Carrecense a participar no tão tradicional Arraial Minhoto, no dia 14 de Agosto, que procura promover o são convívio, onde se poderão dissipar as saudades dos emigrantes e amigos que nesta época festiva visitam a sua terra natal.

Nesta noite realizar-se-á o XXXIII Festival de Folclore "Carreço 2017", arte tradicional popular, onde os Grupos e Ranchos participantes têm oportunidade de mostrar a todos os presentes as danças e cantares, assim como os usos, costumes e tradições características das suas regiões.

Do programa consta:

Dia 06 de Agosto, sábado:

- 12h00: Hastear da Bandeira de Nossa Senhora da Graça.

De 06 a 14 de Agosto:

Novena Preparatória em Honra de Nossa Senhora da Graça a ter lugar na Igreja Paroquial.

Dia 13 de Agosto, domingo

- 09h00Santa Missa, solenizada pelo Grupo Coral litúrgico da Paróquia, pelo Povo e pelas intenções dos emigrantes e todos os que contribuíram com os seus donativos e ofertas, para que a festa em Honra de Nossa Senhora da Graça, fosse uma realidade.

Dia 14 de Agosto, segunda-feira

- 10h00: Música gravada transmitida pela cabine sonora da Casa Cachada Som de São Romão do Neiva.

- 20h00Santa Missa em Honra de Nossa Senhora da Graça, e também, por alma das pessoas que fizeram parte ao longo dos anos, das Comissões de Festas, Sermão e Procissão de Penitentes.

- 22h00: Arraial Minhoto de Nossa Senhora da Graça.

* Haverá serviço de Bar com diversos petiscos e bebidas.

XXXIII Festival Folclórico "Carreço 2017", organizado pelo Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Viana do Castelo.

Dia 15 de Agosto, terça-feira

- 08h00: Alvorada festiva.

- 11h00Santa Missa Solene e Sermão em Honra de Nossa Senhora da Graça, solenizada pelo Grupo Coral Litúrgico da Paróquia.

- 12h00: Lançamento de morteiros.

- 15h30: Entrada da Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha.

- 16H00: Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Graça, composta por andores decorados com flores naturais, estandartes, figurados e Banda Filarmónica.

- 17H00: Actuação da Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha.

- 20H00: Romagem e agradecimento da “equipa organizadora da festa” a Nossa Senhora da Graça e encerramento das festividades | 2017.

Não deixemos “perecer” esta “tradição” muito antiga na nossa freguesia.

Nossa Senhora da Graça, rogai por nós.