Contributo Paroquial | 2017

Direitos ParoquiaisOs Membros do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, também conhecida por Comissão Fabriqueira, Victorino Ribeiro, António Cravo, Ramiro Araújo, e Manuel Leite, irão receber o contributo paroquial das famílias que estão inscritas referente ao corrente ano {2017}

O recebimento do contributo paroquial a que estão sujeitos as famílias, tem início a partir do dia 01 de Outubro e terminará no dia 30 de Novembro de 2017.

Nos tempos que correm, não há outra forma de manter a Igreja e todos os serviços a ela ligados: desde o Pároco que serve a comunidade até ao consumo de electricidade, água, telefone, obras de manutenção, catequese e demais actividades.

Além dos ofertórios das missas e de outras ofertas ou aquando da celebração de algum matrimónio, baptismo ou funeral, há uma parte que deve ser assumida por todos os paroquianos. Essa, chama-se primícia, dízimo, côngrua, colecta, avença, ou contributo paroquial.

Assim, caros paroquianos, contribuam de acordo com a vossa consciência e as vossas possibilidades, só Deus conhece bem o valor real de cada oferta {Cf. Lc 21.1-14}.

Resumo: É um dever de cada família contribuir para a Paróquia, como nos diz o 5º Mandamento da Santa Igreja:Contribuir para as despesas do culto e sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja”.

O DÍZIMO

- O dízimo {contribuição dada pelos fiéis à Igreja que corresponde à décima parte dos seus rendimentos} é prova da nossa confiança em Deus.

- Não se sinta obrigado a contribuir com o seu dízimo: sinta-se convidado.

- Dízimo é a prática da partilha iluminada pela Fé.

- No dízimo, o importante é não dar mais ou menos, e sim, dar exactamente o que se pode.

- Ser dizimista é entender o sentido de ser Comunidade.

- Dízimo é a contribuição de todos na caminhada da Igreja.

- Se o salário é o fruto do nosso trabalho, o dízimo dele é o fruto do nosso amor.

- Dando com alegria, a nossa alegria será maior: será eterna.

- Dízimo, semente abençoada de bons frutos