Porque é que Outubro é Mês das Missões? E porquê o penúltimo Domingo de Outubro é Dia Mundial das Missões?

Misses 2017Recuemos a 1922. Nesse ano, D. Achille Ratti, Cardeal de Milão, Itália, foi eleito Papa. Escolheu como nome Pio XI e pontificou de 1922 a 1939. O seu ardor missionário era conhecido de todos, e, naturalmente, esperava-se dele um grande impulso para a missão.

Logo em 1922, constituiu como pontifícias as Obras Missionárias já existentes, e recomendou-as como instrumentos principais e oficiais da cooperação missionária de toda a Igreja. De seguida, estimulou a criação de novas missões e ordenou os primeiros Bispos indianos (em 1923) e chineses (em 1926). No Ano Santo de 1925, abriu no Vaticano uma Exposição Missionária Mundial e, no ano seguinte, publicou uma carta encíclica sobre as missões, a Rerum Ecclesiae, em que reafirmava a importância dos objectivos missionários programados no início do seu pontificado.

A ideia de um Dia das Missões a nível mundial nasceu no Círculo Missionário do Seminário Arquidiocesano de Sássari, na Sardenha (Itália). De 14 a 16 de Maio de 1925, o Círculo Missionário organizou um tríduo missionário, com a participação do Arcebispo local, que suscitou muita animação. No ano seguinte, de 17 a 20 de Março, repetiu-se a celebração. Então, os seminaristas pediram ao Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos que propusesse ao Papa Pio XI a celebração de um dia dedicado às missões. Monsenhor Luigi Drago prometeu que falaria com o Papa a esse respeito. E, de Roma, mandou dizer que o Papa havia enviado uma resposta ao pedido: «Esta é uma inspiração que vem do céu.»

Em finais de Março de 1926, durante uma Assembleia Plenária da Propagação da Fé, foi decidido pedir oficialmente ao Papa Pio XI «a instituição em todo o mundo católico de um dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé». A 14 de Abril de 1926, a Congregação dos Ritos comunicava que o Santo Padre tinha dado uma resposta positiva. E que esse dia seria celebrado anualmente no penúltimo domingo do mês de Outubro.

Uns anos antes, Pio XI fizera um gesto surpreendente e profético: na Solenidade de Pentecostes de 1922, interrompeu a sua homilia e, no meio de um impressionante silêncio, pegou no solidéu e fez com que passasse entre a multidão de Bispos, Presbíteros e Fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões.

O primeiro Dia Mundial das Missões aconteceu em 1927. Este ano, no dia 22 de Outubro, subordinada ao tema “Com Maria, missão de paz celebramos o 91º Dia Mundial das Missões, com coletas em todas as comunidades destinadas às missões da Igreja no mundo.

E como diz o Papa Francisco na sua mensagem para este ano, «este Dia convida-nos a refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã. […] Através de uma espiritualidade missionária profunda vivida dia a dia e de um esforço constante de formação e animação missionária, envolvem-se adolescentes, jovens, adultos, famílias, sacerdotes, religiosos e religiosas, bispos para que, em cada um, cresça um coração missionário. Promovido pela Obra da Propagação da Fé, o Dia Mundial das Missões é a ocasião propícia para o coração missionário das comunidades cristãs participar, com a oração, com o testemunho da vida e com a comunhão dos bens, na resposta às graves e vastas necessidades da evangelização.»

FonteMissionários Combonianos do Coração de Jesus