Semana Santa na cidade de Viana do Castelo

Semana santa_2018A Semana Santa é uma tradição religiosa Católica, Apostólica, Romana, que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Inicia-se neste domingo, {Domingos de Ramos} dia 25 de Março de 2018, que relembra a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no Domingo de Páscoa, dia 01 de Abril.

Do programa da Semana Santa 2018 na cidade de Viana do Castelo, consta o seguinte:

Dia 25 de Março, Domingo de Ramos:

- 10h30: Bênção e Procissão de Ramos.

Os fiéis partem da Igreja da Misericórdia rumo à Sé Catedral empunhando os seus ramos benzidos. Celebração Eucarística da Paixão do Senhor, na Sé Catedral.

- 15h30: Vésperas e Procissão de Passos. Sermão do Encontro, na Praça da República.

A Procissão inicia-se na Sé Catedral, seguindo pelo Largo da Sé, Praça da República, Rua das Mordomas da Romaria, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.

Dia 29 de Março, quinta-feira Santa:

-10h00: Missa Crismal.

-19h00: Celebração Eucarística vespertina da Ceia do Senhor, com lava-pés na Sé Catedral.

-Das 20h00 até às 24h00: Visitas às Igrejas e Capelas para oração.

A visitar: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de Nossa Senhora do Resgate, Igreja de Nossa Senhora da Caridade, Igreja de São Francisco, Capela da Casa da Carreira, Igreja de S. Bento, Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Capela de Nossa Senhora das Necessidades, Capela de Santa Rita, Capela de Nossa Senhora d’Agonia, Capela de S. Roque, Capela do Carmelo de Santa Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de Nossa Senhora das Candeias, Capela de Santa Catarina e Igreja Paroquial de Monserrate, Capela de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.

Dia 30 de Março, sexta-feira Santa:

10h00: Ofício de Leituras e Laudes na Sé Catedral.

15h00: Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Sé Catedral. Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão.

21h00Via-Sacra na cidade de Viana do Castelo.

Inicia-se Santuário de Nossa Senhora da Agonia e passa pelo Jardim D. Fernando, Largo de São Domingos, Rua de Altamira, Rua Alves Cerqueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da República, Rua Sacadura Cabral, Largo Instituto Histórico do Minho e dentro da Sé Catedral.

Dia 31 de Março, Sábado Santo:

10h00: Ofício de Leituras e Laudes, na Sé Catedral.

22h00: Vigília Pascal na Sé Catedral.

Dia 01 de Abril, Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor:

Celebrações Eucarísticas na Sé Catedral às 09h30, 11h00 e 18h00.