100ª Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus

Peregrinao St_Luzia_2018No próximo dia 10 de Junho de 2018, domingo, vai cumprir-se a anual peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, que liga a cidade de Viana do Castelo ao cimo do Monte de Santa Luzia.

Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de Novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos.

Actualmente a peregrinação, com celebração eucarística, ocorre no fim de semana depois da semana em que se celebra o Corpo de Deus. A ela acorrem todas as Paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo.

Do programa consta:

Dia 08 de Junho, Sexta feira:

- 14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração.

- 16h00: Eucaristia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

Dia 10 de Junho, Domingo:

- 09h00: 100ª Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus, com início na Rua de São Tiago {junto ao Colégio do Minho}.

- 11h00: Eucaristia do Peregrino no Anfiteatro do Jardim das Tílias, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

- 15h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento.