Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Minho

Senhora do_Minho_2018Realiza-se no dia 01 de Julho de 2018, domingo, a Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Minho, na Serra de Arga.

Esta peregrinação anual, terá início às 14h00 na Sé Catedral em Viana do Castelo, de onde sairá o cortejo automóvel e chegará à Chã Grande, na Serra de Arga, cerca das 15h00, seguindo depois em procissão a pé até àquele Santuário Mariano, onde o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, presidirá à Concelebração Eucarística às 15h30.

Histórico

Para além das etapas dos caminhos de Santiago, Viana do Castelo tem também os Santuários do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como de Santa Luzia, Nossa Senhora da Peneda e Nossa Senhora da Agonia.

Com uma Confraria com mais de 60 anos, a devoção a Nossa Senhora da Conceição do Minho surgiu em 1945, devido à acção de dois sacerdotes de Ponte de Lima, que sonhavam ver erguido no alto da serra um cruzeiro de grandes dimensões. A primeira peregrinação anual de acordo com o arquivo da Confraria, efectuou-se no dia 31 de Maio de 1955.

Quando foi criada a Diocese de Viana do Castelo no dia 03 de Novembro de 1977, os primeiros Bispos {D. Júlio Tavares Rebimbas e D. Armindo Lopes Coelho} assumiram esta Confraria como Diocesana, chamando a si o projecto que aí se pretendia executar.

A primeira pedra do novo Santuário foi benzida em 1984 por D. Armindo Lopes Coelho, no “epicentro da Diocese”.

O dia 06 de Julho de 2008 fica gravado na memória, porque então ocorreu a dedicação {inauguração} por D. José Augusto Pedreira do Templo dedicado à “Princesa do Minho”, Nossa Senhora.

Quem sobe a esta elevação consegue avistar as povoações em redor dos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e, com tempo favorável, até Braga e Valença. O local continua a ser habitat do garrano, a raça cavalar mais característica da região.