Festa em Honra a Nossa Senhora da Graça | PROGRAMA

Cartaz 2018O Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, mais conhecida por Comissão Fabriqueira, está a organizar a tradicional festa em Honra a Santa Maria, Padroeira principal desta Paróquia, sob a designação de Nossa Senhora da Graça, enquanto medianeira de todas as Graças, a ter lugar nos próximos dias 14 e 15 de Agosto de 2018 nesta freguesia de Carreço, Viana do Castelo.

Do programa religioso, salienta-se três momentos: a Procissão de Penitentes, a Santa Missa Solene em Honra a Nossa Senhora da Graça e a Majestosa e Solene Procissão, todos eles magníficos e emocionantes, possibilitando sentimentos muito particulares na alma dos mais devotos.

Relativamente ao programa profano, convida-se toda a Comunidade Carrecense e de outras localidades, a participarem no tão tradicional Arraial Minhoto no dia 14 de Agosto, que procura promover o são convívio, onde se poderão dissipar as saudades dos emigrantes e amigos que nesta época festiva visitam a sua terra natal.

Nessa noite realizar-se-á o XXXIV Festival de Folclore "Carreço 2018", arte tradicional popular, onde os Grupos e Ranchos participantes têm oportunidade de mostrar a todos os presentes as danças e cantares, assim como os usos, costumes e tradições características das suas regiões.

Do programa consta:

Dia 06 de Agosto, sábado:

- 12h00: Hastear da bandeira de Nossa Senhora da Graça.

De 06 a 14 de Agosto:

Novena Preparatória em Honra de Nossa Senhora da Graça a ter lugar na Igreja Paroquial.

Dia 12 de Agosto, domingo

09h00: Celebração Eucarística, solenizada pelo Grupo Coral litúrgico da Paróquia, pelo Povo e pelas intenções dos emigrantes e todos os que contribuíram ou irão contribuir com os seus donativos e ofertas, para a realização da festividade em Honra de Nossa Senhora da Graça.

Dia 14 de Agosto, terça-feira

20h00: Celebração Eucarística em Honra de Nossa Senhora da Graça, e também, por alma das pessoas que fizeram parte ao longo dos anos, das Comissões de Festas, Sermão e Procissão de Penitentes.

- 21h00: Arraial Minhoto de Nossa Senhora da Graça.

Haverá serviço de Bar da responsabilidade do Grupo da Catequese desta Paróquia.

XXXIV Festival Folclórico "Carreço 2018", organizado pelo Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Viana do Castelo.

Grupos Folclóricos participantes:

- Grupo das Cantadeiras do Vale do Neiva, Viana do Castelo.

- Rancho Folclórico “ Os Camponeses da Beira Ria", Murtosa.

- Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, Monção.

- Grupo Típico de Ançã.

- Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, Viana do Castelo.

Dia 15 de Agosto, quarta-feira

11h00Santa Missa Solene e Sermão em Honra de Nossa Senhora da Graça, solenizada pelo Grupo Coral Litúrgico da Paróquia.

- 15h30: Entrada da Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo.

16H00: Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Graça, composta por andores decorados com flores naturais, estandartes, figurados e a Banda Filarmónica.

- 17H00: Actuação da Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha e abertura do serviço de Bar.

- 20H00: Romagem e agradecimento a Nossa Senhora da Graça e encerramento das festividades | 2018.