Mês de Outubro, mês do Rosário e das Missões

Mes do_rosario_e_das_missoesOutubro é um mês rico de festas litúrgicas, solenidades e memórias. E a Igreja pede-nos mais fervor na oração do Rosário.

Celebraremos no dia 07 de Outubro a festa de Nossa Senhora do Rosário. A Virgem Maria convida-nos a contemplar a beleza desta oração tão simples e tão profunda. O Santo João Paulo II foi um grande Apóstolo do Rosário, escrevendo a Carta Apostólica "O Rosário da Virgem Maria".

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos  (150), os leigos, que na sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos.

Segundo uma tradição antiga, a Igreja Católica recebeu o Rosário, na sua forma actual, quando a Virgem Maria apareceu a São Domingos e lho entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então, a sua devoção propagou-se rapidamente em todo o mundo, com incríveis e milagrosos resultados.

Para contar as orações, os fiéis começaram a utilizar pedrinhas, depois passaram a usar uma cordinha com um cento e meio de nós. Mais tarde, enfiaram na cordinha pedacinhos de madeira. Depois dividiram em três o número dos pedacinhos colocados na cordinha, surgindo então o terço do Rosário. Mais tarde foram introduzidas, entre os "Pai-Nossos", as orações da "Avé-Maria". Depois trocaram os “Pai-Nossos" pelas "Ave Marias". Em 1365 colocaram um "Pai Nosso" a cada 10 "Ave Marias".

A palavra Rosário vem da palavra latina “Rosarium” que significa "campo de rosas". A rosa é uma flor que tem um simbolismo cristão missionário. Cada vez que se reza uma Avé-Maria é uma rosa que se oferece a Nossa Senhora.

É importante recordar que o Rosário é uma oração bíblica, cristocêntrica, pois, os mistérios contemplados são os mistérios centrais da história da salvação, da nossa fé e as orações que se rezam são orações tiradas da Sagrada Escritura, como ensinou S. João Paulo II.
O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da Paz e “nossa paz” (Ef.2, 14) (Cf. Rosarium Virginis Mariae, 40).

“O Rosário foi desde sempre também oração da família e pela família. Outrora, esta oração era particularmente amada pelas famílias cristãs e favorecia certamente a sua união. É preciso não deixar perder esta preciosa herança. Importa voltar a rezar em família e pelas famílias”( Cf. Rosarium Virginis Mariae, 41).

Outubro é também o mês missionário.  Jesus deixou um mandamento  para a missão “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mateus 28,19). É tempo de lembrarmos o zelo missionário dos padroeiros das Missões, São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus e de rezarmos, de maneira especial, por todos os missionários que dedicaram as suas vidas pelo bem e salvação do próximo e os que ainda hoje deixam as suas terras e partem para lugares desconhecidos e pobres, levando a Palavra e o Amor de Deus…

 

AddThis Social Bookmark Button