Celebração Eucarística da Noite de Natal na Sé Catedral

Missa do_galoTradicionalmente chamada “Missa do Galo”, realiza-se todos os anos, na Sé Catedral em Viana do Castelo, às 23h00, uma Eucaristia festiva de Natal, a chamada na Liturgia “Missa da Noite”. Será presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, que convida todos os Diocesanos, e especialmente os das Paróquias mais próximas da cidade de Viana do Castelo, a participar.

No dia de Natal, a Liturgia prevê quatro {4} celebrações eucarísticas distintas, para celebrar a horas diferentes:

- Missa da Vigília para celebrar ao entardecer, depois do pôr-do-sol;

- Missa da Noite, para celebrar durante a noite, se possível perto da meia-noite;

- Missa da Aurora, para celebrar ao nascer do dia, ao raiar a aurora ou ao nascer do sol;

- Missa do Dia, para celebrar durante o dia de Natal, a qualquer hora depois do nascer do sol. Cada uma destas Missas tem textos bíblicos adequados à hora em que é celebrada.

Cada cristão deve participar ao menos numa destas Missas de Natal.

NOTA: O nome da Missa do Galo é uma alusão ao nascimento de Jesus, que veio para iluminar o mundo. É o Galo que desperta para o nascimento do novo dia, simboliza vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Por isso, no século IX, o Galo foi parar aos campanários das igrejas.