Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos

Semana das_Oraes_2019Realiza-se nos dias 18 a 25 de Janeiro de 2019, {dia em que a Igreja Católica evoca a conversão do Apóstolo São Paulo} a Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos tendo como tema a frase do livro do Deuteronómio “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt. 16, 18-20)

Esta Semana de Oração pela Unidade Cristã do ano curso {2019}, foi preparada por cristãos da Indonésia e os Subsídios para as Celebrações, Reflexão e Oração do Oitavário, foram preparados e publicados em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14).

A comunidade católica integra hoje perto de 1200 milhões de fiéis; a segunda Igreja mais representativa, a ortodoxa, atinge os 250 milhões.

Recorda-se que, as principais divisões nas Igrejas Cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e Calcedónia (Igreja Copta, do Egipto, e outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra. Luteranos (75 milhões), Calvinistas/Presbiterianos (80 milhões) e Anglicanos (77 milhões) são as principais comunidades das chamadas ‘Igrejas tradicionais’ provenientes da Reforma, a que se juntam mais 60 milhões que se encontram ligadas ao Metodismo.