Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

Domingo de_Ramos_2019No dia 14 de Abril de 2019, domingo, em toda a Igreja Universal celebra-se o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, que é o pórtico de entrada na Semana Santa.

Comemora-se assim, a entrada de Jesus em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal. É uma entrada que prefigura e preludia a sua entrada, pela Ressurreição gloriosa, na Jerusalém Celeste. Jesus, porém, quis chegar ao triunfo passando pela Paixão e Morte. Por isso se lê, na Missa de Ramos, o Evangelho da Paixão. Todos os fiéis são convidados a olhar para Jesus, o qual «sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos» (1 Pd 2, 21).

Assim, a Santa Missa desse dia, {14/04} terá início às 08h45 junto ao Cruzeiro Paroquial, com a bênção dos ramos e procissão ou entrada solene até à Igreja, onde continuará a celebração litúrgica.

Depois de benzidos, devemos guardar os ramos num lugar visível durante todo o ano, para recordarmos o nosso compromisso de seguir a Cristo num caminho de humildade e despojamento; segui-l'O ainda quando não compreendermos bem os desígnios de Deus para nós... Seguir a Cristo, que confia no Pai.