Semana Santa 2019 | Programa Religioso

Semana Santa_2019O programa religioso da Semana Santa na cidade de Viana do Castelo, tem início dia 14 de Abril com a Procissão de Ramos {Início na Igreja da Misericórdia, às 10h30, rumo à Sé Catedral.

DIA 14 DE ABRIL - Domingo de Ramos

10h30: Bênção e Procissão de Ramos.

Recordando a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém, os fiéis partem da Igreja da Misericórdia rumo à Sé Catedral de Viana do Castelo empunhando os seus ramos benzidos. Missa da Paixão na Sé de Viana do Castelo.

15h30: Oração de Vésperas e Procissão de Passos | Sermão do Encontro, na Praça da República.

A Procissão inicia-se na Sé de Viana do Castelo, seguindo pelo Largo Instituto Histórico do Minho, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Grande, terminando no Interior da Sé Catedral.

DIA 18 DE ABRIL - Quinta-feira Santa

10h00: Missa Crismal. Renovação das promessas sacerdotais, consagração do Crisma e bênção dos Santos óleos.

Nesta missa concelebram com o Bispo os presbíteros de toda a Diocese. É uma das principais manifestações de Comunhão.

19h00: Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.

Os principais mistérios comemorados são: a Instituição da Santíssima Eucaristia, a Instituição do Sacerdócio Ministerial e o Preceito da Caridade Fraterna: O mandamento novo.

Vigília de Oração. "Vigiai e orai", foi a recomendação do Senhor.

Igrejas e Capelas abertas à oração:

• Sé Catedral de Viana do Castelo

• Capela do Navio-Hospital Gil Eannes

• Capela Jesus Maria José

• Templo-Monumento de Santa Luzia

• Capela da Adoração e Reconciliação.

DIA 19 DE ABRIL - Sexta-feira Santa

10h00: Ofício de Leituras e Laudes na Sé Catedral

15h00: Celebração da Paixão do Senhor. Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão.

21h00: Via-Sacra na cidade.

Saída do Santuário de Nossa Senhora da Agonia, Jardim D. Fernando, Largo de São Domingos, Rua de Altamira, Rua Alves Cerqueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Conde da Carreira, Passeio das Mordomas, Praça da República, Rua Sacadura Cabral, Largo Instituto Histórico do Minho no interior da Sé Catedral.

DIA 20 DE ABRIL - Sábado Santo

10h00: Ofício de Leituras e Laudes na Sé Catedral

22h00: Vigília Pascal. Ponto culminante de todo o Ano Litúrgico

- Lucernário: Liturgia da Luz com Bênção do Lume Novo e do Círio Pascal. Precónio Pascal. Liturgia da Palavra. Meditação e contemplação das maravilhas operadas por Deus em favor do Seu Povo. Evocação da História da Salvação.

- Liturgia Baptismal: Bênção da água baptismal. Baptismo e renovação das promessas. Das águas do Baptismo nasce e se edifica o novo Povo de Deus.

- Liturgia Eucarística: “A celebração da Missa é o centro de toda a vida cristã. Nela culmina toda a acção pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo” (IGMR1).

DIA 21 DE ABRIL - Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor.

09h30 | 11h00 | 18h00: Celebração Eucarística.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo