Visita Pascal | 2019

toneO Compasso Pascal {pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu Pároco}, é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma Paróquia {daqueles que a queiram receber} do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa para celebrar a sua Ressurreição. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.

A esta tradição associaram-se diferentes formas de receber essa visita. Ela é vista como uma forma de confraternização dos membros da comunidade paroquial com a oferta de alimentos da quadra ou apenas uns minutos de repouso para o grupo itinerante. É também comum ser aproveitada para oferta de donativos pecuniários à paróquia (para por exemplo, pagamento de eventuais direitos paroquiais}.

Assim, a visita pascal nesta Paróquia será feita nos moldes habituais.

No dia 21 de Abril, Domingo de Páscoa, com início às 09h00, os elementos do compasso pascal juntamente com Pároco, Padre Domingos Vieira, farão a visita casa a casa {daqueles que queiram receber} nos lugares de Troviscoso e Carreço.

No dia 22 de Abril, segunda-feira da Oitava da Páscoa, à mesma hora do dia anterior, os elementos do compasso pascal, agora acompanhados de um Leigo desta Paróquia, {Carlos Miguelote} em representação do Pároco, farão a visita casa a casa {daqueles que queiram receber} nos lugares de Montedor e Paçô.

Durante a breve oração em cada casa, pede-se que haja silêncio, respeito e participação.

O Pároco lembra que é importante preservar o louvável costume de o “chefe de família” de cada casa acompanhar a equipa do compasso pascal até à casa seguinte, devendo este, antecipadamente, informar-se junto dos vizinhos sobre quem recebe a Cruz a seguir.

Recebamos em nossas casas Cristo Ressuscitado cheios de Fé e Amor!

Mordomos da Cruz | 2019: Serafim Abel Gonçalves Moreira do lugar de Troviscoso e Vasco Ramos Salgueiro do lugar de Paçô.

Muitos parabéns pela disponibilidade em servir esta Paróquia e votos de um trabalho pastoralmente profícuo e pessoalmente gratificante!

NOTA: O Compasso Pascal, fará como habitualmente uma pausa para almoço em ambos os dias, cerca das 14h30. Recomeçará às 16h00 no lugar de Carreço {domingo} e lugar de Pacô {segunda-feira}.

• Que a água benta que será aspergida, nos recorde o baptismo em que nascemos para a Ressureição.
  • Que a benção de Cristo ressuscitado assista o seu lar, e nele haja amor e paz, pão e saúde, hoje e para sempre.