Instituição no Ministério de Acólito

Instituicao de_acolitoDomingo, dia 05 de Maio de 2019, o Seminarista João Basto, desta Paróquia, a frequentar o 5º ano de Teologia, será instituído no Ministério de Acólito. A celebração, presidida pelo nosso Bispo Diocesano D. Anacleto, terá lugar às 15h30, na Sé de Viana do Castelo.

Em jeito de testemunho, João Basto disse ao semanário “Notícias de Viana” quais os sentimentos que o habitam nesta hora:

«A vocação é a história de uma vida onde se cruzam os nossos desejos e o desejo transformante de Deus; uma história sempre em releitura do que somos, como reconto, em diversos momentos, da nossa vulnerabilidade. Nesse sentido, recordo, neste momento, a importância que a imagem do crucificado e a presença de Jesus na Eucaristia tiveram neste percurso. Nelas encontrei a impossibilidade do poder, a negação do domínio e, ao mesmo tempo, a persistência do amor e do mistério. Nelas, no momento em que me proponho ao ministério do acolitado, vejo a proximidade de Deus e a exigência de ler também, pela sua Palavra, os sinais do tempos».

A celebração reveste-se de um significado especial porque terá lugar no dia em que a Igreja inicia a Semana Mundial de Oração pelas Vocações {que terminará a 12 de Maio} e que, este ano, terá como lema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”. Na mensagem que escreveu para esta Semana, o Papa Francisco recorda que o desejo de Deus é que a nossa vida não se torne prisioneira do banal, não se deixe arrastar por inércia nos hábitos de todos os dias, nem permaneça inerte perante aquelas opções que lhe poderiam dar significado. O Senhor não quer que nos resignemos a viver o dia-a-dia, pensando que afinal de contas não há nada por que valha a pena comprometer-se apaixonadamente e apagando a inquietação interior de procurar novas rotas para a nossa navegação.

Estamos todos convidados a marcar presença nesta celebração, acompanhando-o com a nossa oração!

{InNotícias de Viana” de 25 de Abril de 2019}