Jovem {João Basto} instituído acólito no início da Semana de Oração pelas Vocações

DSC 0025O Bispo de Viana do Castelo presidiu ontem {05.Mai.2019} à Eucaristia que assinalou a abertura da Semana de Oração pelas Vocações na Diocese, durante a qual o Seminarista João Basto {desta Paróquia de Carreço}, foi instituído Acólito.

Na sua homilia, o Bispo Diocesano começou a referir-se à última palavra do excerto do Evangelho de João escutado na celebração: «Segue-me» ou, numa tradução literal, «Acolita-me». E explicitou que “o Acólito é, acima de tudo, aquele que segue Jesus".

D. Anacleto explicou, de seguida, partindo da Liturgia da Palavra escutada na celebração, que «para seguir Jesus é preciso, acima de tudo, um amor igual aos dos discípulos que, mesmo no seio das perseguições, se alegram, como descrevem os Actos do Apóstolos um amor igual àquele de que fala o Livro do Apocalipse quando apresenta toda a criação unida no louvor ao Senhor; um amor igual ao de São Pedro apresentado no Evangelho e que pode ser percebido a partir do diálogo provocador e desafiante entre Pedro e Jesus». Partindo destas palavras e do excerto de um testemunho dado pelo novo Acólito ao “Jornal Notícias de Viana” e à “CHAMA” Boletim da Pastoral Vocacional Diocesana, o Bispo Diocesano pediu ao jovem Acólito que siga sempre Jesus ao longo de toda a sua vida. No final da celebração, D. Anacleto recordou ainda todas as mães, no dia que lhes é especialmente dedicado, especificando que, «as mães vivem o amor de uma forma especialmente genuíno».

A Eucaristia contou com a presença de muitos fiéis leigos, bem como de vários sacerdotes e diáconos, muitos dos quais vindos da Arquidiocese de Braga. Presente esteve também o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Padre Renato Oliveira
In: Diário do Minho, 06.Mai.2019

Nesta celebração também marcou presença o Senhor Presidente da Junta de freguesia de Carreço, Engenheiro João Nuno Amorim de Pinho.

Ver fotos aqui