Peregrinação das Crianças a Fátima

peregrinaco e_criancas___2019O encontro, que se realiza a 10 de Junho de 2019, parte daquele que é o coração do Santuário, a Capelinha das Aparições, para despertar no coração das crianças a gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja

Em ano de centenário da construção da Capelinha das Aparições, a Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima vai ter como lema o pedido que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na aparição de Outubro de 1917: “Façam aqui uma capela”, para, a partir daquele que é considerado o coração do Santuário, despertar nas crianças o sentido de gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja.

Queremos ajudar as crianças a descobrir a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja peregrina, que aqui se reúne para viver e celebrar a sua fé, mas também para aprender, com Maria, a construir-se como povo de Deus, construção espiritual onde Deus habita, nação santa, chamada a proclamar as maravilhas de Deus”, é proposto no programa da Peregrinação.

Na preparação da Peregrinação, as crianças são desafiadas a realizar a habitual campanha de Maio, que, este ano, propõe a descoberta da identidade peregrina cristã através da montagem de uma mochila e de recortes, em papel, de quatro mantimentos e suportes essenciais a uma peregrinação: a água, o pão, um mapa e o bordão, símbolos do Batismo, da Eucaristia, da Palavra de Deus e da disponibilidade de coração, respetivamente.

O programa tem início na tarde do dia 09, com uma visita, às 18h00, aos locais das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora, em Aljustrel, Loca do Cabeço e Valinhos. Segue-se, às 21h30, uma celebração, na Capelinha das Aparições, sob o lema “Maria, a Mãe que nos abriga na sua Capelinha”, que integra a recitação do Rosário, procissão das velas e um momento de oferta de flores a Nossa Senhora.

O dia seguinte arranca ao tom do anterior, com saudação e oferta de flores a Nossa Senhora, às 09h00, seguindo-se, meia hora depois, uma primeira apresentação da encenação do tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, que se repetirá às 15h00. Os pequenos peregrinos regressarão depois à Capelinha das Aparições, onde são convidados a recitar o Rosário, às 10h00. A Missa da peregrinação, que é celebrada uma hora depois, no Recinto de Oração, será presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo Auxiliar do Porto. O momento de despedida, onde será distribuída uma lembrança do dia, acontece às 15h00 sob o lema “Vai com Maria e constrói a casa de Deus”.

O Secretariado da Peregrinação estará no Posto de Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto, e a Assistência Médica decorrerá no Posto de Socorros, localizado atrás da Azinheira Grande.

A Peregrinação das crianças acontece há mais de quatro décadas e reúne, todos os anos, milhares de crianças no Santuário de Fátima.