Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus | 2019

Peregrinacao ao_SCJ_2019No dia 30 de Junho de 2019, domingo, vai cumprir-se a anual peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, que liga a cidade de Viana do Castelo ao cimo do Monte de Santa Luzia.

Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de Novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos.

Actualmente a peregrinação, com celebração eucarística, ocorre no fim de semana depois da semana em que se celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A ela acorrem todas as Paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo.

Do programa consta:

Dia 28 de Junho, Sexta feira:

- 10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes

- 14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração.

- 16h00: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

Dia 30 de Junho, Domingo:

- 09h00: Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus, com início na Rua de São Tiago {junto ao Colégio do Minho}.

- 11h00: Celebração eucarística do Peregrino no Anfiteatro do Jardim das Tílias, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

- 15h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A peregrinação até ao Santuário de Santa Luzia faz-se por um percurso sinuoso de acentuado declive, que leva cerca de duas horas a percorrer a pé. Há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.

Outra alternativa ao dispor dos peregrinos é o elevador de Santa Luzia. O funicular tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar e é considerado o mais extenso do país.

Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao Santuário.