Procissão do Corpo de Deus na cidade de Viana do Castelo em novos moldes

Procissao do_corpo_de_deus_2019A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, vulgarmente designada por «Corpo de Deus», vai ser este ano celebrada, na cidade de Viana do Castelo, com “algumas modificações” relativamente àquilo que vem sendo hábito.

Assim, no dia 20 de Junho, {quinta-feira} o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, vai presidir à eucaristia, na Sé, às 17h00 e de seguida, realiza-se a Procissão Eucarística que, este ano, saindo da Sé, terminará na Igreja de São Domingos {Monserrate}, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

As ruas do percurso vão estar embelezadas com tapetes floridos, concebidos e realizados por várias Paróquias do Arciprestado durante a noite anterior.

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como «Corpo de Deus», começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja Latina pelo Papa Urbano IV através da Bula «Transiturus», em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

«11 Jun 2019 {Ecclesia}»