Bartolomeu dos Mártires declarado Santo

bartolomeu 2015O Papa Francisco promulgou em 06 de Julho o Decreto relativo à canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), natural de Lisboa, onde professou como religioso Dominicano, e que depois, como Arcebispo de Braga, foi responsável pelo território que compreende hoje as Dioceses de Braga, Viana do Castelo, de Bragança-Miranda e de Vila Real.

No texto publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé pode ler-se que o Papa "recebeu em audiência o cardeal Ângelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos" e que "aprovou os votos favoráveis" dos membros da Congregação" ampliando assim "o culto litúrgico em honra do Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal".

Em Janeiro de 2016, o Papa Francisco já tinha autorizado a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires sem a necessidade de um novo milagre atribuído à intercessão do futuro santo português, num processo que é denominado como canonização equipolente.

A cerimónia de canonização está marcada para o dia 10 de Novembro do ano em curso. Será presidida por um Delegado Pontifício e terá lugar na Arquidiocese de Braga.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 03 de Maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igreja Católica.

O Arcebispo português, que se afirmou como uma das vozes de referência no Concílio de Trento (1543-1563), um momento decisivo na história da Igreja Católica na altura confrontada com a Reforma Protestante, destacou-se também pela sua missão pastoral à frente das comunidades católicas do Minho e de Trás-os-Montes, com especial relevo para o seu gosto pelas visitas pastorais às populações, a que dedicava grande parte do seu tempo.

Ao longo do seu percurso, D. Frei Bartolomeu dos Mártires ficou também célebre pela sua preocupação com a estruturação da Igreja Católica local, do clero às comunidades católicas, e pelo seu empenho nas causas sociais, de modo particular junto dos mais pobres e doentes.

Depois de resignar em 1582, por motivos de idade, Frei Bartolomeu dos Mártires viria a falecer em 1590, no Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo.

O Arcebispo português foi declarado Venerável a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI, e Beatificado a 04 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

A 'canonização equipolente', a que o Papa Francisco tem recorridos em diversas ocasiões, é um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa "vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino".

Dois desses processos levaram à canonização de figuras ligadas à missionação portuguesa: o padre José Vaz, nascido em Goa, então território português, a 21 de Abril de 1651, que foi declarado Santo no Sri Lanka; e José de Anchieta (1534-1597), religioso espanhol que passou por Portugal e se empenhou na evangelização do Brasil.

In. Paróquia de Santa Maria de Belém, Patriarcado de Lisboa

bartolomeu dos_martires

PROMULGAZIONE DI NUOVI DECRETI

6 LUGLIO 2019

Il 5 luglio 2019, il Santo Padre Francesco ha ricevuto in Udienza Sua Eminenza Reverendissima il Signor Cardinale Angelo Becciu, Prefetto della Congregazione delle Cause dei Santi. Durante l’Udienza, il Sommo Pontefice ha approvato i voti favorevoli degli Eminentissimi ed Eccellentissimi Membri della Congregazione e ha esteso alla Chiesa Universale il culto liturgico in onore del Beato Bartolomeo dei Martiri (al secolo: Bartolomeo Fernandes), dell’Ordine dei Frati Predicatori, Arcivescovo di Braga; nato a Lisbona (Portogallo) il 3 maggio 1514 e morto a Viana do Castelo (Portogallo) il 16 luglio 1590, iscrivendolo nel catalogo dei Santi (canonizzazione equipollente).