XXXVI Assembleia de Catequese da Diocese de Viana do Castelo

Assembleia de_Catequese_2019Vai realizar-se no dia 29 de Setembro de 2019, domingo, a partir das 09h30, na Escola Superior de Ciências Empresarias, sita na Avenida Pinto da Mota na cidade de Valença, a XXXVI Assembleia de Catequese da Diocese de Viana do Castelo.

Pela primeira vez, para além de todos os Párocos e de todos os Catequistas da Diocese, a Assembleia será “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na Catequese Familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”.

Após a oração da manhã e de um momento surpresa, o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira dissertará sobre os “Novos desafios para a Catequese”, tema deste encontro.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objecto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa no ano 2022, através do projecto “Say Yes: Aprender a dizer sim”, que arranca já neste ano pastoral”.

Depois do almoço tão partilhado quanto possível, será apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para o ano pastoral 2019/2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

O tempo restante será dedicado à preparação e à celebração da Eucaristia.

PROGRAMA COMPLETO DA ASSEMBLEIA:

• 09h30 – Acolhimento

• 10h00 – Oração da manhã. São Bartolomeu dos Mártires

• 10h30 – “Novos desafios para a Catequese” por Dom Anacleto Oliveira

• 11h15 – Pausa

• 11h30 – Documentário

• 12h00 – Testemunhos e debate

• 12h45 – Preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude 2022

• 13h00 – Almoço partilhado

• 14h30 - Apresentação do Programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019/2020

• 14h45 – Memória

• 15h15 – Testemunho de missão

• 15h25 – Intervenção das crianças e adolescentes participantes

• 15h30 – Preparação da Eucaristia

• 16h00 – Celebração Eucarística

• 17h00 - Encerramento

Como se trata de mais uma jornada de formação, partilha e convívio, todos os catequistas desta Paróquia estão, obviamente, convocados a participar neste encontro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SAY YES: APRENDER A DIZER SIM | Rumo à JMJ Lisboa 2022

O QUE É?

1. Dar a conhecer a história das Jornadas Mundiais da Juventude

2. Motivar os adolescentes para a participação na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022

3. Acompanhar os adolescentes no seu percurso de vida

4. Favorecer a descoberta da própria vocação

5. Envolver e responsabilizar os adolescentes em projectos de missão

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?

1. Crescer como pessoa, enraizado na terra, na família, na comunidade, na fé e no chamamento de Deus

2. Descobrir um Deus que é amor, que em Cristo ressuscitado nos salva e, no Espírito, nos dá a vida

3. Comprometer-se, em Igreja, no anúncio do amor de Deus aos outros pelo serviço e pela missão

A QUEM SE DESTINA?

A todos os adolescentes da catequese, normalmente do 7º ao 10º catequismos, cujos catequistas tenham interesse em participar.

Podem ser constituídos grupos de adolescentes das mesmas idades ou de várias, a critério e segundo a realidade Paroquial.