Bispo de Viana escreve carta aos seus Padres

Bispo de_VCT_Caríssimo Padre, aproxima-se o início do novo ano pastoral. E como teremos, pouco depois de começar, dois eventos que exigem preparação e mobilização, sua e dos fiéis que de algum modo esteja a servir, sinto uma certa urgência em chamar a sua atenção para eles:

A Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima, no domingo 27.Out.2019, o dia em que iniciamos a semana da Diocese, num ano para nós marcadamente mariano. Depois de pensarmos em muitas datas, pareceu-nos a melhor, por várias razões, que não vale a pena elencar. Já inscrevi a Diocese para o programa da manhã que será o habitual nos domingos de verão: 10h00 – recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, a que presidirei e que será animado pela nossa Diocese; segue-se pelas 10h30 a procissão com a imagem de Nossa Senhora para junto do altar do recinto; pelas 11h00 teremos a Eucaristia a que também presidirei; e, no final, a procissão do adeus. Para a parte da tarde ainda está por definir o que poderemos fazer.

A celebração da canonização de São Bartolomeu dos Mártires, nos dias 09 e 10 de Novembro: no dia 09, sábado pelas 21h00, com uma vigília de oração na Igreja de São Domingos, junto ao seu túmulo; no dia 10, domingo, com a Eucaristia de acção de graças na Catedral da Arquidiocese de Braga, presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que fará a leitura do decreto de canonização. É um evento a que queremos – o Senhor Dom Jorge e eu – dar uma dimensão nacional. Para isso todos os bispos do País serão convidados. A maioria dos que vierem, participarão provavelmente apenas na Eucaristia do dia 10. Mais uma razão para que sejam os diocesanos de Viana a marcar presença também no dia 09. De resto, a preparação e condução da Vigília está a nosso cargo.

Peço-lhe que incite os cristãos que lhe estão confiados a participarem nos dois eventos. E, claro, conto com a sua participação, até como exemplo para eles.

Com o meu obrigado e a expressão da minha amizade:

† Anacleto Oliveira Viana do Castelo, 06 de Setembro de 2019