Vídeo vocacional no contexto da Semana dos Seminários 2019 {Algumas das cenas do vídeo em Carreço}

Semana Seminarios_2019O Seminário Diocesano de Viana do Castelo divulgou um vídeo vocacional, no contexto da Semana dos Seminários 2019, onde um jovem que peregrina sozinho é interpelado a conhecer esta casa de formação.

“Sair: Posso arriscar?; Perguntar: Para onde vou? Decisão: O que posso chegar a ser?”, são perguntas que o Seminário Diocesano de Viana do Castelo faz e ajuda a responder no novo vídeo.

No vídeo, publicado no YouTube, um jovem que peregrina sozinho encontra quatro rapazes que o interpelam e vai para o Seminário, neste contexto, fica-se a conhecer alguns espaços desta casa de formação, como o quarto, a capela onde vão rezar e a sala de convívio onde veem televisão.

Para a primeira pergunta – “Posso arriscar?” – foi usado um excerto da homilia do Papa Francisco aos jovens na vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude na Polónia, onde desafiou a sair do “sofá” e a evitar a “paralisia silenciosa”.

Na vida, porém, há outra paralisia ainda mais perigosa e difícil, muitas vezes, de identificar e que nos custa muito reconhecer. Gosto de a chamar a paralisia que brota quando se confunde a felicidade com um sofá/kanapa”, disse o Papa no dia 30 de Julho no Campus Misericordiae.

Cristo não pensa apenas naquilo que tu és, mas naquilo que poderás chegar a seré o lema da Semana dos Seminários 2019, e foi inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).

É oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários Seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos Seminários”, escreveu D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, na mensagem para esta semana.

Para animar e celebrar este período específico foram publicados diversos subsídios, preparados pela Diocese de Aveiro, que incluem cartaz e um hino, um guião, uma pagela de oração, os mistérios do terço, a sugestão de uma vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas e atividades dedicadas à infância, para os adolescentes e para os jovens.

Ver em: galeria de vídeos | Vídeos de eventos

Viana do Castelo, 11 Nov 2019 (Ecclesia)