"Catequese em nossa casa” até 10 de junho

Catquese em_casa_

O Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Fernando Moita, disse no dia 20 de Abril de 2020 à Agência ECCLESIA que as catequeses online e novos recursos da disciplina de EMRC querem ser um “contributo” às famílias e uma “reciclagem”.

A Educação Cristã teve de adaptar-se e desenhar uma nova perspetiva, na catequese online, na Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) com novos recursos para que professores e alunos possam rentabilizar esses momentos e também as escolas católicas têm tido um esforço; tudo isto é um contributo às famílias que estão em casa e também podem fazer um aprofundamento da fé, uma reciclagem”, explica.

Fernando Moita adianta ainda que os educadores “estavam enganados” quando criticavam que “a família não tinha tempo”, pois agora têm chegado feedbacks de acompanhamento das famílias, do “envolvimento das celebrações, sendo verdadeiras Igrejas domésticas”.

D. António Moiteiro, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, destacou que era impossível “ficar de braços cruzados” perante as novas circunstâncias e que este tempo se tem tornado um “desafio mas também um tempo de novas oportunidades” para as famílias em isolamento.

Este tempo traz novas exigências, até para as família e paróquias,  e é um desafio mas também uma oportunidade, acompanhar os filhos, verem os temas e a oportunidade de fazer ligação entre a família e educação cristã e, acredito, também para os pais fazerem o aprofundamento da fé, uma reciclagem, em tempo de novas oportunidades”.

‘Catequese em Nossa Casa’, no canal do portal Educris no YouTube, com a duração de cerca de 20 minutos, tem emissão marcada às 18h30, de segunda-feira a sábado, correspondendo ao 3º bloco de cada um dos catecismos da infância.

O Director do SNEC adiantou ainda que vão surgir mais “materiais online e novos recursos” para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Apesar de tudo, as famílias não estão a entrar em colapso nem esclerosadas, mas estão a redescobrir fontes de energia e alegrias, o afeto, partilha, amor e caridade e queremos acreditar que, quando tudo voltar ao normal, escolas, trabalho e catequeses vai haver um grande e feliz encontro”, remata.

Lisboa, 20.Abr. 2020
Ecclesia