Núncio Apostólico presidiu à ordenação sacerdotal do Diácono João Basto

Ordenacao sacerdotal_joao_bastoO Núncio Apostólico {Embaixador da Santa Sé} em Portugal, presidiu hoje, sábado, dia 02 de Janeiro de 2021, na Sé Catedral de Viana do Castelo, à Ordenação Sacerdotal do Diácono João Eduardo Martins Basto, evocando a memória de D. Anacleto Oliveira, Bispo Diocesano que faleceu a 18 de Setembro do último ano.

Numa celebração com transmissão online, D. Ivo Scapolo desafiou o novo Padre a cumprir com “coragem e fidelidade a missão profética de Cristo”, procurando sempre manter o “estudo e meditação da Palavra”, em sintonia com o Papa, numa vida de “reflexão e oração”.

O Representante Diplomático de Francisco manifestou “sentimentos de profunda alegria” pelo fim de um “caminho de discernimento” e de formação do jovem Sacerdote, de 24 anos de idade.

Decidi ordená-lo apesar de não ter a idade de 25 anos, a idade prevista, em geral, pelas normas canónicas”, explicou à assembleia.

O Núncio Apostólico evocou a pessoa e exemplo de D. Anacleto Oliveira, falecido num “trágico acidente rodoviário” a 18 de Setembro de 2020, que “alterou intensa e inesperadamente a vida” da Diocese do Alto Minho.

D. Ivo Scapolo falou do “empenho, seriedade, experiência e preparação” do falecido Bispo, além de “profunda formação bíblica”, convidando a imitar alguém que, inspirado pelo exemplo de São Bartolomeu dos Mártires, promoveu uma “pastoral de proximidade, de encontro e de partilha”.

Como embaixadores de Cristo, devemos trabalhar para a reconciliação das pessoas com Cristo”, sustentou.

Para ter uma vacina segura e eficaz, necessária para o bem do corpo, há que seguir um processo muito exigente de estudo, pesquisa, provas e controlo. Se procedemos assim para o bem do corpo, quanto mais deveríamos actuar com mais seriedade e cuidado para o bem das almas, chamadas todas à vida eterna”

Nascido a 25 de Novembro de 1996, João Eduardo Martins Basto, da Paróquia de Santa Maria de Carreço, Arciprestado de Viana do Castelo, é membro da equipa formadora do Seminário Diocesano, Director do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e Director do Jornal “Noticias de Viana”. Ao longo do último ano completou o estágio pastoral na Paróquia da Correlhã, Arciprestado de Ponte de Lima. Foi ordenado Diácono no dia 29 de Dezembro de 2019, pelo saudoso Bispo D. Anacleto  .

Durante a celebração desta manhã, Monsenhor Sebastião Pires, Administrador Diocesano, saudou o novo Sacerdote e a sua família.

A Diocese de Viana do Castelo está muito grata pela vossa generosidade”, referiu aos pais do Padre João Basto.

O responsável desafiou os católicos do Alto Minho a mostrar “vivacidade” para caminhar enquanto comunidade católica, na “valorização, crescimento” da mais jovem Diocese em Portugal.

Precisamos de vocações ao sacerdócio”, apelou.

Além de agradecer pela presidência da celebração, Monsenhor Sebastião Pires falou de meses marcados por “várias provações”, pedindo que o processo de escolha de um novo Bispo para a Diocese possa concluir-se “quanto antes”.

In: Viana do Castelo, 02 jan 2021 (Ecclesia), com algumas alterações