CONVERSAS NA ECCLESIA: Ordenação Sacerdotal com o ano novo {c/vídeo}

Padre JooO ano de 2021 começou com a ordenação sacerdotal do padre João Basto, da Paróquia de Santa Maria de Carreço, na Diocese de Viana do Castelo, uma “vida nova” que está ainda “a aprender”.

As coisas estão muito recentes. Ainda estou num momento de eco muito grande, quase como se estivesse a tatear. Estou a aprender gestos, frases, modos de estar e ainda é muito estranho as pessoas tratarem-me por ‘Senhor Padre’”, afirmou na edição de hoje das “Conversas na Ecclesia”.

Para o Padre João Basto, a ordenação sacerdotal aconteceu num contexto “duplamente estranho”, por causa da pandemia, que obrigou a que tivesse algumas “medidas excecionais”, e porque a Diocese de Viana do Castelo vive um “período diferente”, pelo falecimento inesperado de D. Anacleto de Oliveira, em Setembro de 2020, e a ordenação ter sido presidida pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.

O D. Anacleto era o Bispo quando entrei no seminário, instituiu-me no Ministério do Leitorado e Acolitado e ordenou-me Diácono. Foi um corte ou uma circunstâncias diferente”, referiu o novo sacerdote.

O Padre João Basto considera que a ordenação nestas circunstâncias “foi extremamente especial” e ajudou a a perceber que não há “bons momentos” para seguir Jesus nem estas circunstâncias são “inimigas” ou deixam de ser lugares “para estar com uma presença cristã”, antes convidam a um “olhar largo” sobre a “providência, que pode ficar num momento como este”.

Este não é o momento desejado, ninguém desejou uma pandemia, mas seguir Jesus totalmente é também estar pronto para ser ordenado nestas circunstâncias”, afirmou.

A ordenação foi um “receber de uma tarefa”, numa missão diferente para as nomeações que D. Anacleto de Oliveira confiou ao padre João Basto, em Setembro último, para o presente ano pastoral de 2020/2021.

O Padre João Basto é diretor do Jornal "Notícias de Viana" e do setor da comunicação social na Diocese, acompanha seminaristas com outros dois sacerdotes e é professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Colégio do Minho.

Ao longo deste mês de Janeiro, as “Novas Conversas na Ecclesia” partilham histórias que confirmam, no início de 2021, o ditado popular “ano novo, vida nova”.

05 Jan 2021 - 17h32 {Agência Ecclesia}

Ver vídeo. Carregue no link: https://youtu.be/Mkfktpn22aw

AddThis Social Bookmark Button