Ano especial dedicado à Familia

ano familia_2021O Papa Francisco destacou no Vaticano o início do “Ano Especial dedicado à família”, a partir de 19 de Março de 2021, assinalando o 5º aniversário da exortação “Amoris Laetitia”, resultado de duas assembleias do Sínodo dos Bispos.

Convido a um impulso pastoral renovado e criativo para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade”, pediu Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, no final da recitação da oração do Ângelus.

O Papa disse que este quer ser um “ano especial para crescer no amor familiar”.

Rezo para que cada família possa sentir, na própria casa, a presença viva da Sagrada Família de Nazaré, que enche as nossas pequenas comunidades domésticas de amor sincero e generoso, fonte de alegria, mesmo nas provações e dificuldades”, acrescentou.

O Ano Especial foi convocado a 27 de Dezembro de 2020, dia em que a Igreja Católica celebrava a Festa Litúrgica da Sagrada Família {primeiro domingo depois do Natal}.

A iniciativa começa na Solenidade de São José, esposo da Virgem Santa Maria {19 de Março de 2021} e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma {26 de Junho de 2022}.

O Papa publicou a 08 de Abril de 2016 a sua exortação apostólica sobre a Família, “Amoris laetitia’” {A Alegria do Amor}, uma reflexão que recolhe as propostas de duas assembleias do Sínodo dos Bispos {2014 e 2015} e dos inquéritos aos Católicos de todo o mundo.

Ao longo de nove capítulos, em mais de 300 pontos, Francisco dedica a sua atenção à situação actual das famílias e os seus numerosos desafios, desde o fenómeno migratório à ideologia de género”; da cultura do “provisório” à mentalidade “anti-natalidade”, passando pelos dramas do abuso de menores.

A exortação apresenta um olhar positivo sobre a família e o matrimónio, face ao individualismo que se limita a procurar “a satisfação das aspirações pessoais”.

O Papa observa que a apresentação de “um ideal teológico do matrimónio” não pode estar distante da “situação concreta e das possibilidades efectivas” das famílias “tais como são”, desejando que o discurso católico supere a “simples insistência em questões doutrinais, bioéticas e morais”.

Nesse sentido, propõe uma pastoral “positiva, acolhedora” e defende um caminho de “discernimento” para os católicos divorciados que voltaram a casar civilmente, sublinhando que não existe uma solução única para estas situações.

Em Portugal, várias Dioceses que publicaram documentos sobre a aplicação das propostas para a pastoral familiar, após as duas assembleias sinodais (2014 e 2015) sobre o tema, nomeadamente no que respeita ao capítulo VIII da “Amoris Laetitia”.

A Santa Sé preparou, para o ano especial dedicado às famílias, um conjunto de propostas espirituais, pastorais e culturais, além de 12 percursos de reflexão.

1.Fortalecer a pastoral de preparação para o matrimónio – remota, próxima e imediata
2. Potenciar a pastoral de acompanhamento dos esposos
3. Organizar encontros para os pais sobre a educação dos filhos e sobre os desafios mais atuais
4. Promover encontros de reflexão sobre a beleza e dificuldades da vida familiar