MCC | Ultreia Diocesana Virtual via Zoom

Ultreia diocesana_ZoomRealizou-se no passado dia 15 de Março pelas 21h15, mais uma Ultreia a nível Diocesano, virtual online via Zoom; o acesso às Ultreias é simples e pode ser feito de forma direta através do link de acesso, fornecido pelo Secretariado do MCC.

Como tem sido anunciado, estas Ultreias virtuais online, realizam-se todas as segundas feiras pelas 21h15 tendo-se iniciado a 11 de Fevereiro.

A sua realização vem na sequência do cancelamento de todas as atividades do Movimento e da necessidade de manter alguma atividade do MCC a nível da Diocesano, uma vez que não só as actividades do MCC foram suspensas, mas também os Centros de Ultreia locais deixaram de reunir devido às limitações impostas pela pandemia e pelo confinamento.

A adesão dos Cursilhistas, tem sido muito entusiasmante, participando em média de 65 Cursilhistas, o que se atendermos a que muitos Cursilhistas já estão numa faixa etária, que lida muito com as novas tecnologias, a participação torna-se ainda mais animadora.

Outro aspecto a reter é a manifestação alegria e contentamento pelo reencontro, comprovado na partilha de vivências e reflexão, há muito arredadas presencialmente devido à pandemia.

Esta Ultreia tal como as anteriores, foi coordenada pela Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte e contou com a participação do Padre José Torres Lima, Assistente Espiritual do MCC e vários Sacerdotes.

A proclamação e reflexão do Evangelho do dia de São José, celebrado a 19 de Março, foi feita pelo Padre Eugénio Freitas da Silva, a que se seguiram várias partilhas «ressonâncias» feitas pelos Cursilhistas presentes.

O tema da Ultreia foi a apresentação da Carta Apostólica do Papa Francisco PATRIS CORDE «Com Coração de Pai», publicada a 08 de Dezembro de 2020, por ocasião 150º do aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja.

A apresentação esteve a cargo do Padre Paulo Emanuel, que repassou cada um dos 7 capítulos da carta, destacando os seus pontos principais, começando por referir: São José Homem justo, simples, mas um homem presente, que se colocou inteiramente ao serviço de quem amava, a esposa; guiando-se pela palavra de Deus e não pelos preconceitos dos homens.

Depois de nos dar uma panorâmica de cada um dos pontos da carta, o Padre Paulo Emanuel concluiu com a referência à piedade popular a São José, que tem uma expressão forte no dia 19 de Março, «Dia de São José», mas que se manifesta ao longo de todo o ano.

A Ultreia terminou com uma Oração final e Bênção dada pelo Assistente Diocesano, Senhor Padre Manuel José Torres Lima.

Estas Ultreias, vão continuar a realizar-se todas as segundas feiras às 21h15, via Zoom, até que as condições da pandemia permitam o seu retorno presencial.

Recordamos os dados para o acesso às Ultreias

https://us02web.zoom.us/j/83507597576?pwd=UzJvYzVkVGVxcm5PRnYydGRBRU1uUT09

Se preferir entrar através da aplicação Zoom, previamente instalado no computador ou telemóvel, depois de entrar na aplicação, clica em inserir, a seguir vai pedir o ID da reunião e a Senha, cujos dados são os seguintes: 

ID da reunião: 835 0759 7576

Senha de acesso: decolores

Publicado em 21 Março 2021

Escrito por José Borlido

AddThis Social Bookmark Button