Contributo dos fiéis e das famílias para o Fundo Económico Paroquial

Congrua paroquialÉ costume nos meses de Outubro a Dezembro de cada ano cada família entregar ao Pároco uma partilha para o seu sustento. Há terras em que se chama a essa partilha “Primícias”, nome relacionado com a entrega dos primeiros frutos colhidos no “São Miguel”; outras chamam-lhe “Côngrua”, nome relacionado com a côngrua {digna, suficiente, justa} sustentação do Pároco; outras chamam-lhe “Avinça”, nome derivado de “Avença” {quantia justa, por serviços prestados durante um certo prazo}. Em Carreço o nome mais usado, pelo menos ultimamente, é “Direitos Paroquiais”, nome que salienta ser um “direito” do Pároco, receber uma contribuição de cada família para o seu sustento. Ultimamente usa-se mais o termo “Contributo Paroquial”, embora em algumas Dioceses portuguesas, onde é ainda tradicional o folar pascal como acontece na Diocese de Viana do Castelo, continua a usar-se “Côngrua Paroquial”, reservando-se o termo “Contributo Paroquial” para a soma da Côngrua mais o folar pascal. O termo “Contributo” salienta mais a necessidade de todos participarem com a sua partilha para algo que é da responsabilidade de todos e diminui a ideia, para alguns odiosa, de obrigatoriedade.

Em 1968, a Conferência Episcopal Portuguesa {CEP}, isto é, o conjunto de todos os Bispos de Portugal, depois de uma análise rápida à situação económica das Paróquias nas Dioceses portuguesas, sugeriram que, para uma digna sustentação dos Párocos, bastaria que cada família contribuísse com o salário de um dia por ano. Foi apenas uma sugestão para servir de ponto de partida para cada família avaliar, em consciência, o que deve partilhar.

Nos tempos que correm, em vez do “salário de um dia”, será mais adequado falar derendimento certo de um dia, por família. Isto significa, multiplicar o rendimento mensal de todo o agregado familiar por 12 ou 14 meses, conforme os casos, e depois dividi-lo por 365 dias. Nos casos em que as famílias têm membros sem qualquer rendimento e/ou muitas despesas certas e essenciais à sua sobrevivência, parece justo que se divida o rendimento mensal por todos os membros do agregado familiar e se descontem também as despesas certas mensais antes de multiplicarem por 12 ou 14 meses. Se a maioria das famílias desta Paróquia de Carreço fizesse assim, o resultado obtido chegaria não só para o estipêndio do Pároco, mas também para o pagamento do consumo de electricidade, água, telefone, obras de manutenção, catequese, seguros, equipamentos e requalificações ou obras e demais actividades. Além dos ofertórios das missas e de outras ofertas ou aquando da celebração de algum matrimónio, baptismo ou funeral, há a parte que deve ser assumida por todos nós, paroquianos desta comunidade carrecence.

Nos últimos anos este contributo tem vindo a diminuir. E este ano que passou, {2020} por causa das condicionantes provocadas pela pandemia do Covid 19, foi um ano bastante difícil para a gestão económica da nossa Paróquia. Sabemos das dificuldades com que todos nos deparamos actualmente, mas apelamos à generosidade de cada um, para conseguirmos levar a bom rumo a administração desta comunidade paroquial.

Salientamos que este texto pretende apenas ajudar à reflexão dos Paroquianos sobre o assunto, deixando sempre à consciência de cada um o quantitativo da sua contribuição.

Assim, e a partir desta segunda-feira, dia 11 de Outubro, vão ser introduzidos envelopes pelas caixas de correio de todos os paroquianos desta comunidade, para que cada um o devolva até final do mês Dezembro com seu contributo, de acordo com a sua consciência e possibilidades, no início ou no fim das celebrações eucarísticas a quem estiver de Serviço Litúrgico ao Altar e à Celebração, mais conhecido por sacristão ou então, aos membros do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos em exercício, Victorino Ribeiro e Ramiro Araújo no lugar de Paçô, António Cravo e Manuel Leite no lugar de Montedor, Ermita Reis e João Pinho no lugar de Carreço e Abel Moreira, este, colaborador do CPAE no lugar de Troviscoso.

O Pároco, Padre Domingos agradece, desde já, o vosso contributo.