Peregrinação ao SCJesus

Peregrinao ao_SCJ_2018No dia 26 de Junho de 2022, 13º Domingo do Tempo Comum, realizar-se-á a Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus, no Santuário que Lhe é dedicado no alto da Serra de Santa Luzia na cidade de Viana do Castelo.

A saída, será como habitualmente às 09h00 da Igreja de São Domingos, seguida de celebração eucarística do peregrino às 11h00, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. João Lavrador no anfiteatro do Jardim das Tílias.

Os peregrinos desta Paróquia, devem concentrarem-se no início da Rua de São Tiago, perto do fotógrafo “Joca”, naquela cidade. A nossa Paróquia de Santa Maria de Carreço vai, como é habitual, junta com a Paróquia de Santa Cristina de Afife.

O Pároco, Padre Domingos, pede respeito e participação activa na oração e nos cânticos durante todo o percurso. Recorda-se que a Peregrinação termina com a celebração eucarística.

De  recordar que no ano de 1918 {há 104 anos atrás} a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de Novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos.

Atualmente a peregrinação, com a celebração eucarística, ocorre no fim-de-semana depois da semana em que se celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A ela acorrem todas as Paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo.