45º Encontro Diocesano de Liturgia

45 encontro_diocesano_da_liturgiaO 45º Encontro Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo é centrado nas Jornadas Mundiais da Juventude, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, no Centro Pastoral Paulo VI – Darque.

“Com as jornadas Mundiais da Juventude 2023 aproximando-se, urge refletirmos acerca desta mobilização e da sua relação com a liturgia”, explica o Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, foi escolhido o tema ‘«Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap 21, 5) – A Eterna Juventude da Liturgia’ para 45º Encontro Diocesano de Liturgia, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, em Darque.

Dos oradores convidados, a organização destaca a presença do arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade da CEP, D. José Cordeiro, do bispo de Lamego D. António Couto, e de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ 2023.

Encontro de Liturgia 2023, na Diocese de Viana do Castelo, conta também, por exemplo, com a reflexão do abade do Mosteiro de Singeverga, D. Bernardino, e do teólogo e pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga), João Manuel Duque.

Para além das conferências, mesas redondas, workshops e Escola de Ministérios, do programa também consta a peregrinação com os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no dia 29 de janeiro, a partir das 15H00, da Praça da Liberdade até à Catedral; a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegam à diocese no dia 29 deste mês de dezembro.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana; a próxima edição, de 1 a 6 de agosto de 2023, vai realizar-se em Lisboa.

Viana do Castelo, 23 dez 2022 (Ecclesia)

Ver  programa em https://forms.gle/cRovgpAPFt7sDRgy7

já te podes inscrever carregando no link