Comunicado da nossa Diocese

ComunicadoA Diocese de Viana do Castelo informa que recebeu uma denúncia, no âmbito dos abusos sexuais de menores, visando o Padre André Filipe da Costa Gonçalves, tendo a mesma Diocese comunicado a notificação às autoridades civis e canónicas competentes.

Confrontando com os indícios apresentados, o Padre André Filipe da Costa Gonçalves confirmou os factos de que é acusado e comunicou a sua decisão de se afastar do exercício das suas funções.

A Diocese informa, igualmente, que, tendo em vista as normas do direito canónico, o mesmo sacerdote se encontra proibido de exercer publicamente o ministério.

A Diocese partilha do profundo sofrimento da vítima e família, sendo com enorme sentimento de vergonha que torna públicos estes factos, desejando, também, exprimir o maior afeto e cuidado às comunidades paroquiais até agora confiadas ao Padre André Gonçalves.

Nesta circunstância particular, a Diocese de Viana do Castelo quer reforçar o desejo de ser um ambiente seguro e um espaço onde se possa dar voz ao silêncio, pedindo, ainda, todo o esforço, coragem, confiança e oração à comunidade diocesana, neste momento especialmente doloroso.

Nota: Exercia o seu ministério em várias Paróquias do Arciprestado de Monção.