MATRIMÓNIO | Documentação

Matrimonios. documentao«O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da descendência, entre os batizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento» {CDC can. 1055. § 1}. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: «O que Deus uniu não o separe o homem» {Mc 10,9}. O sacramento do Matrimónio gera entre os cônjuges um vínculo perpétuo e exclusivo. O próprio Deus sela o consentimento dos esposos. Portanto o Matrimónio concluído e consumado entre baptizados não pode ser nunca dissolvido. Este sacramento confere também aos esposos a graça necessária para alcançar a santidade na vida conjugal e para o acolhimento responsável dos filhos e a sua educação.

Reconhecendo a Igreja que o dia do Casamento é um dos dias mais especiais na vida do futuro casal e que a Igreja toma parte da alegria dos noivos, os mesmos deverão dirigir-se, atempadamente, ao Pároco de modo a procederem à marcação da data de casamento.

Nesse momento irá fazer-se a inscrição dos noivos no ficheiro paroquial, de modo a serem recolhidos todos os dados necessários para a elaboração do processo. Também deverão fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão.

Todos os noivos devem ter conhecimento do Regulamento para Matrimónios.

BAPTISMO | Documentação

Processos de_BaptismosO Santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus.Tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. {Cf. Concílio de Florença, Decretum pro Armenis} «O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» {CatRom 2, 2, 5, p. 179}.

Para a marcação de baptismos, deverá ser feita com um mês de antecedência, para formação, e é necessário a seguinte documentação:

Fotocópia dos Bilhetes de Identidade ou Cartão de Cidadão dos pais e dos Padrinhos

{caso seja maior de idade apenas é necessário fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do mesmo e dos padrinhos}

Fotocópia do registo de nascimento da criança

Caso a criança não resida na Paróquia de Santa Maria de Carreço deverá acompanhar o processo a respetiva autorização para batismo obtida na paróquia de residência.
Se os padrinhos, não forem residentes na Paróquia de Santa Maria de Carreço deverão obter uma Declaração de Idoneidade junto do seu Pároco.