Amália Rodrigues * Havemos de ir a Viana

Amália Rodrigues canta "A Minha terra é Viana" do grande poeta Pedro Homem de Mello com música de Alain Oulman, do album "Cantigas numa lingua Antiga".

Mais uma vez este Poeta se inspira, nas tradições do Povo do Alto-Minho e Galiza, que através da Voz de AMÁLIA a sua Poesia sobe até ao POVO!!!

AddThis Social Bookmark Button

Ronda Típica de Carreço

A Ronda Típica de Carreço foi fundada a 29 de Dezembro de 1998 e tem como principais objectivos promover a música e a dança de índole popular, bem como o ensino das mesmas.

Este Grupo, organiza desde 2003 na freguesia de Carreço, um espectáculo de Folclore com a realização de um Festival Nacional, algumas vezes, Internacional.

Nos últimos anos e graciosamente, este Festival de Folclore está, e a convite da Comissão organizadora, integrado nas Festas em Honra dos Padroeiros do lugar de Montedor, Santo António e de Nossa Senhora de Fátima.

 

AddThis Social Bookmark Button

Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço é uma associação cultural fundada em 6 de Agosto de 1974, com o objectivo de promover a investigação, a defesa e divulgação dos valores históricos, artísticos e antropológico-culturais da região de Viana do Castelo, dando especial destaque à freguesia de Carreço.

Desde 1984 que vem realizando em Carreço, o seu festival de folclore, integrado algumas vezes, na Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça, Padroeira desta freguesia.

AddThis Social Bookmark Button

Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço

O Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, organizado em 1923, é o mais antigo Rancho Folclórico de Portugal.

Foi Carlos Peixoto de Freitas Sampaio, exímio bailador das modas que em Carreço o povo dançava no século passado, que há mais de oitenta anos reuniu um grupo de jovens, que costumavam formar os "ranchos" para animar os serões, as festas e romarias das redondezas, contando desde logo com o apoio Padre Domingos Afonso do Paço, Pároco desde 04 de Dezembro de 1921 a 07 de Setembro de 1939 nesta Paróquia.

No início dos anos 80, este Rancho de Lavradeiras, participou em espectáculos de folclore, integrado na Festa em Honra da Padroeira da freguesia de Carreço, Nossa Senhora da Graça.

AddThis Social Bookmark Button

Pormenores da freguesia de Carreço

Carreço é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo, com 17,92 km² de área e 1 759 habitantes (2011). Densidade: 98,2 hab/km².

É composta por quatro lugares: Troviscoso, Carreço, Montedor e Paçô.

Situada à beira mar, a cerca de 6 km a norte de Viana do Castelo tem como ex-libris o Farol de Montedor e o Moinho de Montedor ou do "Marinheiro", com velas trapezoidais de madeira.

Datam da idade média, século X, as primeiras indicações escritas referentes à "villa" de Carreço mas é nas Inquirições de D. Afonso III, em 1258, que melhores referências aparecem.

A freguesia é composta por cerca de 840 fogos, dos quais uma parte é utilizada como residências de férias ou fim de semana.

O número de habitantes ronda os 1750.

Associações existentes em Carreço:

* Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, fundada em 01/08/1903.

* Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, organizado em 1923.

* Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, fundado em 06/08/1974.

* Ronda Típica de Carreço, fundada a 29/12/1998.

* Centro Social e Cultural de Carreço, fundado em 19/04/1994.

AddThis Social Bookmark Button