Calendário de Eventos

Ver por AnoVer por MêsVer por SemanaVeja HojeBuscarIr para um Mês

DIA DE SANTA BEATRIZ DA SILVA

Sexta-feira 17 Agosto 2018

A sua festa litúrgica é particularmente sentida em Campo Maior, Portugal, e em Espanha, onde a santa fundou a sua obra e faleceu.

Biografia de Santa Beatriz da Silva

D. Beatriz de Menezes da Silva nasceu em 1424 em Campo Maior, Portugal, e faleceu em 1492 em Toledo, Espanha.

Filha do alcaide de Campo Maior, D. Rui Gomes da Silva, e da Condessa de Portalegre, D. Isabel de Menezes, que pertenciam à primeira nobreza e estavam aparentados com a família real. Beatriz da Silva cresceu no seio da nobreza, sendo educada por franciscanos, que lhe incutiram um forte sentido cristão com um especial amor à Virgem Maria.

Beatriz tornou-se dama de compahia da princesa Isabel de Portugal, sua prima, que estava de núpcias com D. João II de Castela.

beatriz

Beatriz era mais nova e mais bela do que a princesa Isabel, sendo uma “mui graciosa donzela que excedia a todas em formosura e gentileza” de acordo com os relatos da época. Os ciúmes de Isabel tornaram-se em inveja, e já com os poderes de rainha, D. Isabel decidiu fechar Beatriz num pequeno baú onde a falta de ar a acabaria por matar.

Após três dias de desaparecimento e a pedido do tio de Beatriz, a rainha decide revelar o paradeiro de Beatriz, na certeza de que iria mostrar um cadáver. Para espanto da rainha, Beatriz encontrava-se de perfeita saúde no baú, tendo pedido auxílio à Virgem Maria, eterna Rainha de Portugal, a qual lhe teria pedido para fundar uma ordem religiosa para celebrar a sua Imaculada Conceição.

Beatriz da Silva perdoou a rainha e deixou a Corte, entrando num mosteiro em Toledo onde se preparou para fundar uma nova ordem religiosa. Com o apoio da filha da rainha Isabel que a tinha prendido no baú (D. Isabel, a Católica), Beatriz conseguiu criar a Ordem da Imaculada Conceição em 1489.

Três anos depois, Santa Beatriz da Silva falece em Toledo. Reza a história que Santa Beatriz mantinha o seu formoso rosto velado desde que saíra da Corte para afastar de si o pecado. Quando lhe prestaram a Santa Unção, terão descoberto o rosto de Santa Beatriz ainda jovem, mesmo tendo a santa mais de 60 anos.

Oração de Santa Beatriz da Silva

Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós.

Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém.

Voltar